Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
CHICO BUARQUE
Fez 50 anos, no ano que está a terminar de 2021, que Chico Buarque lançou o seu álbum Construção, cuja canção que dá o nome ao mesmo, com sete minutos de duração, foi considerada um dos seus melhores trabalhos de sempre, além de se inserir na luta contra a ditadura militar que dominava o Brasil e por ser um grito contra a exploração e exploração dos trabalhadores pelo capitalismo.
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em Junho de 1944. Além de músico e cantor, também é escritor, actor e dramaturgo. Recebeu muitos e vários prémios, entre os quais o Prémio Camões, em 2019, o mais importante prémio literário da língua portuguesa, pelo conjunto da sua obra.
«. . . . . . ,
Por esse pão para comer, por esse chão para dormir/
A certidão para nascer e a concessão pra sorrir/
Por me deixar respirar, por me deixar existir/
Deus lhe pague/
Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir/
Pela fumaça e desgraça que a gente tem que tossir/
Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair/
Deus lhe pague
. . . . . . .»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.