Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
DIOSPIRO
Diospiro é o fruto do diospireiro. Será originário da China e é cultivado desde o século XVII. A origem do nome é do grego e significa alimento de Zeus, pai dos deuses e senhor do Olimpo na mitologia grega.
O diospireiro é uma árvore de porte médio. Na época da maturação a árvore quase já não tem folhas. Os diospiros são um fruto outonal (Outubro, Novembro, Dezembro) e os mais consumidos em Portugal: um, tem uma cor laranja avermelhado, é de abrir e normalmente comido à colher; outro, de cor alaranjada é de roer, tipo maçã ou pera.
Apesar de ser bastante doce tem poucas calorias, é bastante saudável e muito nutritivo.
Em Portugal, é no Algarve essencialmente a sua zona de produção. Embora existam árvores dispersas por todo o País, nalguns casos sem aproveitamento local e não sendo os frutos colhidos.
No Brasil o seu nome é caqui (cor da terra), de origem japonesa. O maior produtor mundial é a China, na Europa a Espanha e na América o Brasil.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.