Apesar de só há pouco ter entrado a primavera, toda a parte Sul de Espanha e a orla mediterrânica se mantiveram em seca severa desde o ano passado, como de resto o Sul de Portugal também, não tendo o inverno acrescentado nada que se visse às suas escassas reservas de água, e a Andaluzia é uma dessas regiões castigadas; todavia, para a Direita PP que governa esta marcante região espanhola, a calamidade não a impediu de fazer, com o apoio de Vox, uma lei autonómica que permite aos proprietários agrícolas que operam ao redor do Parque Natural Doñana legalizar as crescentes captações furtivas de água, pondo em perigo aquela importante Reserva Natural.
Como estão em campanha eleitoral, vale tudo para agradar a ganadeiros e exploradores de estufas, cuja carne e produção de hortícolas é maioritariamente exportada pela Europa fora; aos alertas do Governo central, avisando que não podem ser legalizados mais regadios, sob pena de sofrerem penalizações nos fundos vindos da União Europeia, além de boicote às exportações daquela região, os da Direita, como habituais negacionistas das alterações climáticas, que garantem não serem de agora, sempre terem existido desde que se formou a Terra, tomaram a iniciativa de ir a Bruxelas procurar apoio às suas decisões e acusar o Governo central de Espanha de mentiras...
Amândio G. Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.