sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Bela imagam...

 

...Esta que os ingleses estão a dar ao mundo, e acerca da qual tenho lido e ouvido os mais diversos disparates. O que vemos ali não é uma multidão de gente ignorante e alienada, arrebanhada e constrangida por caciques, para fazer média com um execrável ditador, ou rei absoluto, que há muito não há monarquias absolutas na Europa, mas gente de todas as idades e condições sociais, ingleses a grande maioria, mas também de muitas outras nacionalidades, que livremente e de coração comovido querem prestar uma última homenagem à soberana falecida.

 

Ouve-se gente já idosa dizer que já nasceram com ela rainha e sempre acompanharam todos os seus passos e sentiram dela o carinho e preocupação por eles, e até aqueles que prefeririam viver numa república, nunca deixaram de mostrar respeito pela sua forma de ser e estar. Dizia um dia destes um comentador conhecedor dos ingleses e do estilo da soberana, que em tudo que fosse dirigido à nação, ela sempre antecedia a sua assinatura da expressão “Vossa Servidora”.

 

Os argumentos que os detractores das monarquias mais usam, para além da sucessão hereditária poder resultar num rei completamente inepto, são os gastos sumptuários que um tal regime obriga os cidadãos a suportar, mas com as limitações que na Europa democrática já são impostas às monarquias, que além do mais, deixarão de existir quando o povo quiser, isso já não tem nada que ver com o de séculos passados; e, comparando com o caso em apreço, há já mais de um século que somos república, e não me consta que sejamos, ou alguma vez tivéssemos sido, mais ricos e felizes que os ingleses...

 

Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. O que fez a Rainha em 70 anos de reinado para merecer tamanhas honrarias?
    Se fez algo em prol da humanidade, terá sido tão insignificante que não é do conhecimento geral.
    Pelo contrário: o que se sabe, é que passou a vida a gastar dinheiro a "rodos".

    ResponderEliminar
  2. Pouco intressa aqui analizar se merece ou não tanto carinho demonstrado; a sinceridade daquela manifestação parece-me eloquente...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.