domingo, 11 de setembro de 2022

 

UMA DATA TRÁGICA (11/9)


As duas tragédias que aconteceram nesta data, em 1973 no Chile e em 2001 nos EUA, da primeira, já pouco se fala. Apesar de ter provocado muito mais vítimas (milhares de mortos, incluindo Salvador Allende, presos, torturados e exilados), que a segunda.

Este assunto dava pano para mangas. Mas aqui neste jornal de parede(como lhe chamou, com muita piada, uma vez um familiar meu, também frequentador desta coisa (o F Book), agora suspenso. A propósito, Dizia-me ele pensar que a censura, com o 25 de Abril, já tinha acabado. Enganou-se. Voltou. E não só aqui!) vou sintetizar. Até porque talvez volte a ele no jornal onde colaboro.

Esta disparidade de tratamento mediático, dos dois atentados terroristas, compreende-se. O primeiro, apesar de ter sido perpetrado sob o comando do general Augusto Pinochet, teve o apoio da CIA. O objetivo, foi o derrube do governo legítimo presidido pelo socialista Salvador Allende. Que, sitiado, ameaçado, supõe-se, ter preferido o suicídio, à rendição. O resto, foi o acima referido, e uma férrea ditadura que durou 17 anos.

As consequências diretas do ataque contra as torres gémeas em Nova Iorque alegadamente atribuído à al-Qaeda, são bem mais conhecidas; 2996 mortes. As indiretas, são imensamente superiores; as guerras do Iraque e do Afeganistão, alegadamente contra o terrorismo...

Portanto, sempre o selo letal, do Tio Sam.

Francisco Ramalho


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.