domingo, 2 de junho de 2013

Livros que nos marcam!



O Inimigo sem rosto - Fraude e corrupção foi o livro de Maria José Morgado, publicado em 2003, que me abriu os olhos para a sujidade da nossa classe política, nomeadamente do PS e do PSD. A partir daí, fiquei tão desiludido que nem aos partidos sérios (BE e PCP) dei o meu voto; preferi utilizar sistemàticamente o voto de protesto (voto em branco)! A quem não o leu recomendo que o faça e o divulgue.
Do mesmo género, acaba de ser publicado o livro "Da corrupção à crise", de Paulo de Morais. "Devorei-o" hoje depois do jantar; prefiro a leitura ao mesquinho telejornal, à anódina telenovela ou ao porco "big brother"! São só 143 páginas de ensinamentos. Amanhã o emprestarei a alguém que, por sua vez o emprestará a outrem, numa sucessão de empréstimos e leituras que transformem os 11 e tal euros que me custou em 11x11x11x11x...votos de protesto (votos em branco) contra o sistema que tantos abusos permite.
Enquanto optarmos pelo sofá e pela TV, em vez da leitura e reflexão, seremos uns tristes eleitores robotizados que só saberemos escolher para governantes, das Autarquias a S. Bento, mulheres e homens minúsculos embrulhados em títulos de doutores e engenheiros, decorados com fatos vistosos e gravatas condizentes, produzindo conversas fluentes e tiques harmoniosos, mas que não passam de ladrões e corruptos convincentes! Abaixo com eles!
 
José Madureira

1 comentário:

  1. O nosso drama é que hoje são poucos os leitores em Portugal. Tenho a certeza que dessas obras que são tão importantes para que se compreenda o "estado da Nação", não serão vendidos mais de 10.000 exemplares. O ler livros tornou-se "coisa cafona" e dos mais jovens e aos menos jovens poucos o fazem. É a vida e é mais um caminho que levará primeiro à perda de valores e depois à destruição desta civilização.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.