domingo, 30 de junho de 2013

A greve


Leio na rúbrica “caras da semana” deste Domingo, 30 de Junho, analisando a figura de “Nuno Crato, O negociador”, que: “Ministro e sindicatos acordam o que estava debaixo da mesa há semanas” e também que “(…) ficou a sensação de que os dois lados estavam apenas a medir forças.” Na minha qualidade de professor não fico particularmente impressionado com um jornal que baseia a sua opinião sobre as greves que opuseram o meu sindicato e o ministério da educação numa sensação. O autor do texto talvez pudesse ter especificado: tratou-se de uma “leve sensação” ou de uma “forte sensação”?

De todo o processo de luta que abalou o final do ano lectivo deu-se uma grande relevância à greve aos exames. Jornais e televisões abriram os seus espaços informativos com grandes parangonas e um tom apocalíptico, características da informação-espectáculo. O trabalho era do mais fácil que imaginar se pode; bastava colocar um jornalista estagiário à porta de uma escola e enfiar um microfone à frente de alunos, pais e professores, perguntando de que modo batiam os seus corações. Cada um expressou a sua opinião, os leitores/espectadores puderam sentir de que lado se colocavam. Tudo muito à flor da pele. O ministro aproveitou para fazer de vítima (os professores não tinham o direito de fazer uma greve daquelas), Cavaco veio apelar ao bom senso, Passos Coelho propôs datas convenientes para se fazerem greves e concluiu que, como a lei não lhe convinha, o melhor seria alterar a lei, até o bispo de Lisboa (se não estou em erro) veio apelar aos sentimentos cristãos dos professores em defesa das criancinhas. A greve tornou-se, como convinha, um autêntico circo mediático.

No entanto, decorria em simultâneo, uma outra greve de professores, às avaliações de final de ano. Essa era uma greve silenciosa, uma greve chata, uma coisa sistemática e monótona que não proporcionava o espectáculo mediático que alimenta os noticiários, sempre em busca de sangue e tripas à mostra. Foi, no entanto, esta greve que precipitou o desenlace das negociações entre sindicatos e ministério com vantagem nítida para as pretensões do professorado.

Analisando as conclusões do processo negocial importa salientar que a reivindicação mais importante dos sindicatos, a manutenção da direcção de turma na componente lectiva dos professores, foi aceite pelo ministério mas não vi nenhum órgão de informação dar a este “pormenor” a relevância merecida. 

É que o trabalho de direcção de turma não só é complexo e exigente como também, caso fosse atirado para a componente não lectiva dos horários docentes, significaria o desaparecimento de milhares de horários e respectivas vagas nos quadros das escolas e consequente desemprego para milhares de professores. A sobrecarga de trabalho para os directores de turma significaria (ainda mais) perda de qualidade no ensino público e privado. As questões de mobilidade e as espampanantes 40 horas de trabalho são trocos quando comparadas com o “pormenor” da direcção de turma, aborrecido e difícil de compreender para quem está fora do sistema de ensino.

Apelo, nesta carta, à directora do jornal Público para que se faça uma análise cuidada às repercussões que seriam sentidas no sistema de ensino caso o ministério da educação tivesse conseguido, como ansiava, retirar a direcção de turma da componente lectiva. Enquanto professor sinto-me quase insultado quando ouço dizer que estas greves foram uma “guerra do alecrim e da manjerona”, conclusão que convém, e de que maneira, para manter mais ou menos limpa a frágil imagem política de Nuno Crato. Negociador? Não brinquem com coisas sérias.

carta enviada à directora do Público

2 comentários:

  1. Um dos grandes problemas da comunicação social é a falta de preparação de muitos jornalistas e comentadores. Falam de tudo, mesmo do que não conhecem em pormenor. Não incluir a DT (2 tempos)nas horas lectivas era um roubo e um crime. Só quem passou por esse cargo, e que que o cumpriu honestamente, sabe o trabalho que dá e a responsabilidade que lhe está implícita, ainda mais no período de grandes dificuldades que muitas famílias atravessam. Os horários têm de voltar aos 50 minutos, com 10 de intervalo, para evitar as confusões na mudança de salas.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente muitas das vezes me vejo como o tolo no meio da ponte. Em quem acreditar? Nos jornais, nas palavras de um senhor ministro, nas mensagens dos sindicatos. O que se discute verdadeiramente numa greve, como esta recente? Andamos constantemente mal informados e pelo que acabo de ler não era a questão da mobilidade mas algo a ver com a direcção de turma que estava verdadeiramente em discussão. É por estas e por outras que eu digo que existe muita des-informação na pretensa informação que nos tentam passar. Culpa de quem? Só de alguns? De todos? Aqui encontro alguma utilidade nestes blogues para o esclarecimento destas e outras questões que surgem no nosso dia-a-dia.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.