Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
90 anos do jornal AVANTE
O jornal Avante, Órgão Central do Partido Comunista Português, completou 90 anos a 15 de Fevereiro, no ano em que o partido comemora também os seus 100 anos (6 de Março). Desde sempre o seu lema é «Proletários de todos os países UNI-VOS».
Quase a coincidir com os 10 anos da criação do PCP, a 16 de Fevereiro de 1931, apareceu o primeiro número do jornal Avante., com um papel muito importante na luta clandestina contra o fascismo e após o 25 de Abril de 1974, no avanço e defesa das suas conquistas.
O Avante foi construído e publicado sempre com o empenho, coragem e dura militância de muitos comunistas que o escreveram, paginaram, imprimiram e distribuíram, sujeitos à ameaça permanente da repressão, prisão e tortura do regime fascista, destacando-se contributos heroicos de militantes do PCP, como Maria Machado, Joaquim Rafael, José Moreira e José Dias Coelho, os dois últimos assassinados pela Pide, a polícia política fascista, que também aplicava métodos idênticos a quem conseguia localizar na sua leitura.
Na actual situação duma comunicação social, quase toda, ao serviço dos interesses do capitalismo e só divulgando e noticiando o que lhe trás proveitos e mais valias, ao mesmo tempo que promove o egoísmo e o obscurantismo, a leitura do jornal Avante é quase obrigatória para quem quer ter acesso a informação nacional e internacional, que é escondida ou silenciada, pela generalidade da comunicação social dominante. O jornal Avante é um semanário que se publica à quinta-feira e o seu custo é de 1,20 euro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.