sexta-feira, 28 de julho de 2023

VOLTA À FRANÇA

De 1 a  23 de Julho de 2023, realizou-se a 110.ª edição da Volta à França em bicicleta, considerada a prova rainha do ciclismo mundial. A RTP 2 transmitiu em directo as etapas, num notável espectáculo televisivo, quer em termos desportivos, quer igualmente na qualidade e beleza de imagens das diversas localidades e regiões com os seus monumentos, com acompanhamento e comentários apropriados de João Pedro Mendonça e Marco Chagas.

Venceu a Volta à França, pela segunda vez consecutiva, o dinamarquês Jonas Vingegaard, com a vantagem de mais de sete minutos sobre o segundo classificado o esloveno, Tadej Pogacar, com quem desde a primeira etapa discutiu o triunfo final. O vencedor ganhou 500 mil euros, o segundo 200 mil e o terceiro 100 mil.

Em 2021, Vingegaard foi segundo com mais de 5 minutos do que Pogacar, que havia vencido a volta de 2020. Em 2022, Pogacar perdeu a Volta à França, porque não tomaria um suplemento alimentar numa etapa importante, e não teve pernas para seguir Vingegaard. Em 2023, perdeu mais de 5 minutos numa das etapas de montanha, porque segundo alguns opinadores, embora tomando o suplemento alimentar, este não chegaria aos músculos das pernas. Depois de já no dia anterior ter perdido mais de um minuto no contra-relógio individual.

Pogacar é considerado o melhor ciclista da actualidade, por alguns comentadores, apesar de derrotado nos dois últimos anos na mais importante prova velocipédica mundial, apresentando também como justificação para o fracasso de 2023, o facto de a sua preparação não se centrar exclusivamente na Volta à França, como fez Vingegaard, e também ter tido um problema num pulso, resultante duma queda numa das provas em que participou. O que aconteceu este ano e em 2022, demonstra alguns erros de avaliação do ciclista e da sua equipa técnica, não reconhecendo também Pogacar, de certa forma, a superioridade manifestada por Jonas Vingegaard.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.