quinta-feira, 2 de maio de 2013

Contos




Uma grossa e a outra fina

Um homem saiu de casa com um par de botas trocadas. Assim, calçou uma bota com uma sola grossa e a outra com sola fina. Ao caminhar, sentiu-se indisposto e murmurou com os seus botões:«Hoje sinto uma perna mais comprida do que a outra. Devo andar com algum problema, ou então o caminho não está plano.»
Calhou que um transeunte escutasse o monólogo do indivíduo. Então aproximou-se dele e disse-lhe:
  - Penso que o senhor calçou botas trocadas, é melhor voltar a casa afim de reparar o erro.
O homem desfez-se em agradecimentos e correu a casa trocar as botas, mas pouco depois regressava à rua desanimado, interrogando-se:« De que me serve trocar as botas se o par que está também em casa também tem uma sola grossa e a outra fina?»


In “Contos da Terra do Dragão – Contos tradicionais e populares da China”.
Ed. Caminho 2000

1 comentário:

  1. A solução estava em olhar com atenção para os pares de botas. Nós neste momento, na governação, também temos um par de botas para descalçar. Se não houver cuidado, mesmo descalçando as que temos calçadas, podemos substituir por outras com os mesmos problemas. É preciso olhar para todas as solas e depois calçar as adequadas às circunstâncias. Doutro modo andamos sempre a coxear e perdemos todas as corridas. Obrigado pela parábola.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.