terça-feira, 21 de novembro de 2017

Conservatório a cair de maduro...

O Destak (20/11) inseriu na primeira página uma notícia feliz:« Conservatório vai ter obras no próximo ano». Aleluia!, já faz tarde. Mais vale tarde que nunca, diz o Povo com razão.
   As instalações da Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), há muitos anos que
reclamam obras urgentes, ingloriamente adiadas. Porquê? Assisti à bela prova final de violoncelo da Inês, parente, neste monumental edifício ex-Convento dos Caetanos e vi que a sua degradação, em alguns pontos está próximo da ‘ruína’, fazendo perigar todos!, sobretudo os jovens alunos que irradiavam irrequietude e alegria. Respiravam música. No mínimo que houvesse/haja respeito pela vida destas crianças - os nossos futuros músicos!
   O desgoverno ‘alemão’ anterior atirou-o para os fojos do abandono. Agora, perspectivam-se obras a curto prazo. O ministro da Cultura, reconhecido poeta, tem outra sensibilidade. Como músico, fico-lhe grato. Jamais esquecerei o que me disse, na igreja do Convento de Mafra, o meu Mestre Maestro, o iluminado Eduardo Paes Mamede: ‘ A música é a melhor linguagem universal e é a mediadora da vida sensual e espiritual - é a criação!’. Alcance sublime. A criação é a principal alavanca da perpetuação do mais que extraordinário Planeta Terra.
   A Escola de Música do Conservatório Nacional merece respeito, homenagem, admiração e gratidão.
   Mãos à obra!

 
   Vítor Colaço Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.