quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PCP, IGUAL A SI PRÓPRIO!



O facto de o PCP ter votado contra um simples voto de pesar pelo falecido empresário Belmiro de Azevedo, não espanta quem sabe que o PCP nunca escondeu o seu ódio à inciativa privada em geral, e aos empresários em particular. Tal como Fidel só aceitou (por pouco tempo) uma modesta inciativa privada de uns pequenos restaurantes em Havana ("Los Paladares"), também o PCP só aceitará empresários que ganhem pouco mais que o SMN. Acho até que Belmiro, lá onde está, ficou satisfeito com este "mimo" dos comunistas. Eu também sinceramente prefiro os comunistas assim, que não enganam ninguém, só os seus fiéis. Agora o que assume a natureza de um verdadeiro escândalo, é o desprezo do PCP pelos 60000 postos de trabalho que o Grupo de Belmiro criou e ainda mantém. Ao contrário de outros grandes empresários do Norte, que começaram na indústria e depois evoluíram para a especulação financeira, Belmiro permaneceu até ao seu passamento como um autêntico "capitão da indústria nacional", que conseguiu exportar e criar novas empresas nos 4 cantos do Mundo. Ouvi o ex-secretário-geral da CGTP (e também comunista) Carvalho da Silva, que não escondendo algumas diferenças de políticas de remuneração que sempre manteve com o falecido, não deixou de lhe prestar homenagem pelo seu exemplo e pelo emprego criado. Mas o que é ainda mais grave, é que esta gente que combate a inciativa privada e só pensa em expandir ainda mais o controlo do Estado na vida das empresas e dos cidadãos, seja aliada e condicionante do PM Costa. Assim, nunca conseguiremos sair da cepa torta...

OBS. Publicado (na íntegra) no semanário EXPRESSO, na sua edição de 8/12/17

11 comentários:

  1. Dois comentários sérios a este texto, estão bem concretizados nos dois artigos anteriores deste blogue,«Belmiro de Azevedo - para memória futura», de José Rodrigues e «Capitalismo e miséria», de A. Pedro Ribeiro. Em tom jocoso, o PCP também se preocupa com os empresários ao insistir sempre no aumento do SMN... e é necessário descalçar as pantufas do anticomunismo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ter "piada" eu responder ao comentário do Ernesto Silva feito... a um texto do Sr. Manuel Martins.Isto porque acho que os três textos (MM,JR e APR) são todos sérios.Têm por certo diversas ideologias a informá-los e, naturalmente, cada qual o seu viés, tal como o tem o do ES. Tal como o terá o que a seguir vou dizer.
      E que é comentar a última frase: "... e é necessário descalçar as pantufas do anticomunismo...". Ao sermos "pró" alguma coisa, somos sempre "anti" outra. E tal como o Ernesto Silva é anticapitalista, muita gente é anticomunista. Cada sistema tem os seus "quês". O capitalismo está num "esplendor" de más acções, o comunismo já esteve e por isso caiu com estrondo. Terá razão se me disser que quem caiu foram "os comunistas" e não a ideologia, mas se a "praxis" não bate certo com a ideia que a sustenta é porque esta não é boa pois realiza o contrário do que diz. Demasiado sumarizante? Estamos num blogue.

      Eliminar
  2. Ser "anticomunista", para o PCP é crime lesa pátria. Já para o PCP ser "antidireita", é normal e democrático. Claro, porque no PCP só há ungidos e na direita, são todos bandidos e corruptos. Esta é a visão "preto e branco" que o PCP sempre teve, desde Estaline até aos dias de hoje. O empresário Belmiro criou 60000 postos de trabalho. Com muitos salários SMN? Talvez, digo eu. Então se as condições do mercado o permitiram e se o empresário construíu assim o modelo de negócio para poder ganhar dinheiro, o PCP prefere que esses 60000 postos de trabalho não existam e o Belmiro fosse preso por ser "bandido". Correcto?

    ResponderEliminar
  3. E se o grupo de Belmiro de Azevedo tivesse levado a sua sede para fora do país, a fim de ter outros benefícios fiscais, seria a DEMOCRACIA a funcionar em função dos mercados liberalizantes?

    ResponderEliminar
  4. E se o grupo de Belmiro de Azevedo tivesse levado a sua sede para fora do país, a fim de ter outros benefícios fiscais, seria a DEMOCRACIA a funcionar em função dos mercados liberalizantes?

    ResponderEliminar
  5. Discordar do voto do PCP e sublinhar elogios ao Belmiro seria normal... acrescentar inverdades, distorções e impropérios é exagerado e rasca... e enganei-me trocando chancas por pantufas...

    ResponderEliminar
  6. Sr. Silva, compreendo os seus insultos, porque justificar esta atitude impiedosa e injusta do PCP, é bem mais difícil do que recorrer à intimidação e insulto, coisa habitual nessa área política. Passe bem, que consigo rstou esclarecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Manuel Alentejano, já há muito que não lhe respondo, mas desta vez não me contive. Sabe, eu tenho alguns bons amigos de direita. E é mentira que para o PCP as pessoas de direita sejam todas "bandidos e corruptos". O senhor sabe isso, mas o anti-comunismo primário, cega-o. Tenha calma! Ou não consegue? Olhe que qualquer dia dá-lhe uma macacoa e é menos um a malhar nos comunistas. Mas, já agora, também lhe digo, com esses métodos, não deve captar muitos para a sua causa.

      Eliminar
  7. Sr. Ramalho, eu não tenho, nunca tive, partido nem jamais aceitaria militância. Nem sequer no futebol. Sou sportinguista do coração há pelo menos 60 anos e nunca aceitei ser sócio. Sabe porquê? Porque não vendo a minha liberdade de pensar e falar. No 25 A, mentiram-me. Disseram-me que acabava a ditadura, seríamos livres sem mais autoritarismos nem censuras. E afinal o que é que temos hoje, passadas tantas décadas? Temos mentira! Um embuste! O mesmo autoritarismo do Salazar, e a falsidade de se intitularem “democratas”, coisa que o velho nunca se proclamou, pelo contrário, teve discursos a desacreditar as chamadas democracias ocidentais. Ou será que não se lembra?

    ResponderEliminar
  8. Sr. Manuel Alentejano, talvez tenha lido mal as minhas palavras e reflectido pouco sobre as suas. Se se sentiu insultado ou intimidado, peço desculpa, nunca tive intenção de tal.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.