sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Uma Nação dormente

Isto parece um pesadelo. Cada dia que passa, cada hora que respiramos, sentimos um ambiente de náusea como num percurso de calvário. Fecharam o Miguel Bombarda e reduziram valências do Hospital de Lorvão e muitos pacientes passaram para o ambulatório, mas não os trataram como alienados, sobrecarregando as famílias com tarefas para as quais, muitas das vezes, não tinham condições. Deixaram os doidos à solta, para se confundirem com a população normal, como se a vivência no meio lhes viesse a fomentar um comportamento adequado. Confiaram na nossa pouco assídua intervenção social, porque o nosso egoísmo e a necessidade de sobreviver não nos deixaram tempo para reparos. O pior é que se confundiu capacidades e conhecimentos apropriados para as tarefas propostas e obrigatórias, com compadrio e fidelidades, e distribuíram-se lugares de muita responsabilidade por gente audaz e incapaz. Isto foi paulatinamente posto em prática e, possivelmente, alguns que deviam estar internados, foram recrutados, para lugares de muita responsabilidade, em pilares estruturais da nação.
Se isto corresponder à verdade, e muitos de nós tivermos disso consciência, como inverter esta nefasta situação, que vai minando os alicerces da civilização? Como despertar um povo adormecido, que espera milagres e se satisfaz com migalhas, quando tem direito a participar, por inteiro, na merenda que construiu? A sociedade está assente num modelo competitivo, onde, os menos apetrechados, são votados a uma espécie de desprezo pelos vencedores, que são adorados pela turba ignara.
Como só são apreciados os que triunfam, a partir de certos momentos, a muitos de nós, só nos interessa vencer, a qualquer custo, para satisfazer o nosso ego, porque sabemos que os vencidos são desprezados, e nós precisamos de ser alguém. E é o salve-se quem puder! É, em última análise, o desprezo pelo semelhante. Perguntem, ao acaso, a qualquer cidadão, se se lembra que equipa ou indíviduo ficou em 2.º lugar, numa determinada competição ou concurso. Se souber algo, é apenas o nome do vencedor.
Devemos reflectir sobre a forma como enfrentar urgentemente esta deprimente situação, porque tratando-se de um problema cultural, ligado aos hábitos e aos meios de convívio, a terapêutica apropriada, porque a escola é essencialmente um espaço formativo, tem de começar a ser transmitida nos programas a leccionar, onde é preciso ajudar a formar cidadãos companheiros e não apenas competidores.
Não esquecer que as antigas civilizações, quer a helénica, quer a romana, que nos deixaram muitos testemunhos, que hoje admiramos e nos deslumbram, deram lugar a outras diferentes na sua concepção e modelo, porque não puderam ou não souberam perpectuar-se. O que tem vida não é eterno, pode é durar mais ou menos tempo.
24.11.2017

Joaquim Carreira Tapadinhas – Montijo 

1 comentário:

  1. Publicado hoje, dia 2 de Novembro, no semanário Expresso, com cortes a 50 %, desde a introdução, para mim quase uma síntese, até à conclusão que tinha o veneno do lacrau. Enfim, os tempos são difíceis e temos de nos contentar, a contra-gosto, com o que vai havendo.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.