segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O dilema de Francisco

O Papa Francisco, está em viagem apostólica (creio) por Mianmar, antiga Birmânia. E leva consigo um dilema: falar ou não falar sobre a perseguição violenta e expulsiva da minoria muçulmana Rohynga. Desta, já foram cerca de 600.000 pessoas para o Bangladesh, o que será, em termos de condições de vida, o mesmo que "saltar da frigideira para o lume".
Segundo o que vou lendo, Francisco tem sido aconselhado a não tocar no "assunto" para não ser "politicamente incorrecto" e assim poder agravar ainda mais a vida daquele povo massacrado. Não sei qual será a decisão deste papa desassombrado e,corajoso, mesmo depois do encontro de hoje com a "mandona" e Prémio Nobel da Paz (!) com nome impronunciável, mas não serei eu que o "condenarei por falar ou não falar na "via sacra" dos Rohynga, pois também a inteligência é muita em Francisco e duma coisa tenho a certeza: aquilo que ele fizer terá boa intenção de Homem justo, pela certa!

Fernando Cardoso Rodrigues

2 comentários:

  1. Francisco não tem o hábito da mandar ninguém dizer o que pensa. Todavia, na posição de Chefe de Estado, dependendo do lugar onde se encontre, há-de ver-se muitas vezes coartado pela diplomacia...

    ResponderEliminar
  2. É menos difícil quando se está de fora. "Quem está dentro do convento é que sabe o que vai lá dentro". Às vezes, calar, é melhor que dizer algo, que nos parece muito importante, mas pode desencadear uma guerra e a morte de muitos inocentes.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.