domingo, 26 de novembro de 2017

NO LANÇAMENTO DO LIVRO " EU VOU SER COMO A SERPENTE"



BOA TARDE A TODOS E A TODAS!

Conheço o Jerónimo há muito tempo. Fomos colegas de trabalho, mas não tivemos uma relação muito próxima, porque nunca estivemos na mesma secção, agência ou dependência. Refiro-me a um banco. Ao que foi um dos grandes bancos deste país.
Só há uns 4/5 anos, é que tive conhecimento desta sua faceta de escritor.
Eu escrevinho umas coisas. Gosto de escrever. Tenho necessidade de escrever. E creio que isto se passa com toda a gente que escreve regularmente. Mas eu não passo de mero escrevinhador de crónicas. Escrevo no blogue " A Voz da Girafa",já colaborei com 2 jornais aqui da nossa região, e agora sou colaborador
de outro, “O Seixalense”. Também participei regularmente num programa interativo duma rádio local e sou co-autor de uma coletânea de crónicas e poemas intitulada “ Os Leitores Também Escrevem” , editada também pela “Edições Vieira da Silva”, mas nunca me abalancei a uma obra de grande fôlego como é esta, que nos fez reunir aqui todos/as hoje.
Justifico esta Introdução pelo seguinte: um dia deste, depois de ter lido este livro, fiz ao Jerónimo o elogio, o grande elogio, que ele merece. E ele, generoso, disse-me que vindo de quem vinha, o elogio, ainda tinha mais valor por se tratar de um companheiro de escritas. De um companheiro de Letras. Vejam bem! Eu, que, repito, não passo dum escrevinhador de crónicas.
Bem! Em relação a este livro, a esta excelente obra, começo por dizer o seguinte: li-o em 2 dias. 274 páginas. Que melhor elogio se pode fazer a um livro?
Trata-se de uma obra bem estruturada. Uma escrita extremamente fluente. Um português riquíssimo. Uma história sobre a moral dos extratos mais altos de uma sociedade onde o que conta são as aparências,o dinheiro e o poder. Uma história que denuncia os esquemas, a podridão moral, de quem se aproveita de um dos mais abomináveis crimes: a pedofilia.
Portanto,meu caro amigo Jerónimo, autor deste magnífico “ EU VOU SER COMO A SERPENTE”, foi com o todo o gosto e prazer que acedi ao teu convite para aqui estar no lançamento de mais um grande romance da autoria do inspirado, do arguto, do maduro escritor que é, Jerónimo Jarmelo.
Francisco Ramalho

Nota – Jerónimo Jarmelo ( pseudónimo de Jerónimo Pereira Santos) é membro efetivo da Associação Portuguesa de Escritores (APE), professor na Universidade Sénior do seixal e na Universidade Intergeracional do Concelho de Almada (UNICA) e autor das seguintes obras: “ As Ninfas do Índico” , romance (Chiado Editora), “Filho de Ninguém”, romance (Chiado Editora),”Inquietudes” poemas (Chiado Editora) e “Eu Vou ser Como a Serpente”, romance (Edições Vieira da Silva).
Prémios: Vencedor do Prémio Literário do Conto- Universidades Seniores 2017 -USALMA
2º Classificado no Prémio Literário Chiado Editora 2017 (Poesia)




2 comentários:

  1. Obrigado, caro Francisco. Agradeço as tuas palavras elogiosas, de que não me sinto merecedor. Defino-me como "um escritor em construção". Pedra a pedra, tijolo a tijolo, vou melhorando a(s) obra(s) que vou trazendo à luz do dia. Felizmente que, para minha surpresa, muitos leitores têm aderido a elas e têm-me demonstrado a sua enorme satisfação na sua leitura. Para meu espanto, parece que os críticos literários também. Com efeito, acabo de ser informado ser o vencedor do Prémio Literário de Poesia e Ficção Cidade de Almada - 2017, com o meu Romance "UMA FLOR NO MEU DESERTO". Abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Jerónimo, por mais esse prémio. Não era preciso mais este, para mereceres as minhas palavras. Mas, mais esta honrosa distinção, só as vêm reforçar. E sê bem-vindo aqui ao Voz.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.