sexta-feira, 14 de junho de 2019

CAPITALISMO, TUTOR DO CRIME ORGANIZADO




O jornalista e escritor italiano (natural de Nápoles), Roberto Saviano, tem passado grande parte da sua vida pesquisando e denunciando as organizações criminosas (Máfia) que corroem a sua cidade natal e outras regiões italianas. O seu livro “Gomorra” tornou-se num best-seller e deu origem a um filme e a uma série de televisão. Posteriormente, editou “ Piranhas- Os Meninos da Camorra” que também passou ao cinema.
Evidentemente que a Máfia não lhe perdoa e ameaçou-o de morte. Vive permanentemente sob protecção  policial assegurada pelo Governo italiano.
Saviano, esteve no Festival de Berlim em promoção do filme baseado no segundo livro que referimos que estreia hoje em Portugal e deu uma entrevista ao Jornal de Notícias da qual transcrevemos o seguinte: “ Há uma vizinhança ideológica entre o nacionalismo radical de direita em Itália e as organizações criminosas. A Máfia está a associar-se ao populismo. Os europeus deviam estar preocupados. Alemães, Franceses. Espanhóis, temo até que também os escandinavos, deveriam olhar para Itália e ver qual poderá ser o seu futuro(…)
A Máfia vai existir enquanto houver capitalismo. Há um paradoxo na Europa. Bloqueia-se o fluxo de emigrantes, mas não se bloqueia o dinheiro ligado ao crime. Malta, Andorra, Liechtenstein, Luxemburgo e Londres são portas de entrada desse dinheiro. Segundo um estudo publicado na Colômbia, 90% do dinheiro do tráfico da droga é lavado na Europa.” JN, 13/06/19
Francisco Ramalho
Corroios, 13 de Junho de 2019


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.