domingo, 30 de junho de 2019


Estamos MESMO na Europa? Às vezes não parece ... 


Como se pode entender que haja milhares de pessoas que não conseguem obter a sua medicação nas farmácias ? Não estamos a falar de dificuldades económicas, mas de indisponibilidade dos medicamentos ! Com riscos para a saúde, desperdício de tempo e de recursos ! Sei que isto acontece ( já estive do lado de quem passa a receita e de quem levanta medicação) , mas não fazia ideia da dimensão inaceitável desta situação !
Segundo notícia de hoje do expresso :

https://expresso.pt/sociedade/2019-06-30-370-mil-doentes-pararam-tratamento-por-falta-de-medicamentos

“Nos últimos 12 meses, 3,4 milhões de utentes não conseguiram comprar todos os fármacos prescritos por falhas no fornecimento, obrigando quase metade a recorrer ao médico e mais de 300 mil a ter mesmo de suspender o tratamento, diz a Associação Nacional das Farmácias”“...Em causa estão problemas de indisponibilidade de fármacos registados nos últimos 12 meses com origem em laboratórios que muitas vezes preferem vender para países onde os preços são mais elevados, armazenistas e distribuidores ou até das próprias farmácias que para reduzirem os encargos, reduzem igualmente os stocks”“...Segundo o estudo do laboratório CEFAR, da Associação Nacional das Farmácias, o recurso às consultas suplementares para alterar a prescrição gerou custos mais elevados para o sistema de saúde e para a população. Os cálculos feitos indicam encargos de 35,3 a 43,8 milhões de euros para o sistema e de 2,1 a 4,4 milhões de euros para os doentes.”


Que lógica tem isto tudo, pergunto eu? 

2 comentários:

  1. O ano passado, mais ou menos por esta altura, apareceram anúncios do INFARMED na Comunicação Social avisando da retirada de alguns medicamentos, na versão "genérico", nos quais foram detectadas impurezas; um deles é aquele que eu tomo para a tensão, tendo sido substituído pelo de marca, que custa três vezes mais; passado todo este tempo, a farmácia onde me sirvo continua sem ter o genérico daquilo...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.