Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
domingo, 9 de julho de 2017
CEGOS GOVERNADOS POR IMBECIS
Voltaire é um defensor incansável da liberdade de opinião, não só a nível religioso, mas também da liberdade em geral, pura, autêntica. Para o filósofo francês, tudo quanto é forçado é prejudicial e malévolo. É execrável tudo quanto se quer atrair pela força, pela prisão, pelos castigos, em vez de se utilizar a razão. Devemos aconselhar e não forçar, diz São Bernardo. Aí está uma postura que também é pedagógica, própria de Agostinho da Silva, própria dos homens livres. As crianças devem brincar livremente, dar largas à sua curiosidade, criatividade e imaginação, no sentido de virem a ser seres únicos e espíritos livres para que não assistamos à castração que para aí anda com esses papagaios na televisão, com esses macacos a facturar, com esses generais a dar ordens. Esta tarde, no café da Vera, faço a síntese. Imbecis, somos governados por imbecis, somos cegos governados por imbecis, já dizia Shakespeare. É só uma questão de partir a loiça e quebrar o feitiço. Como em Hamburgo. Quem são esses primatas? Trump? Putin? Merkel? May? Macron? Quem manda neles? Porra, até dá vontade de rir. Se usarmos o nosso cérebro, o nosso amor, a nossa liberdade somos tão poderosos...Deus meu, tão poderosos, superiores a eles...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.