quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A GANÂNCIA E A PILHAGEM

Mais de 80% da riqueza criada no Mundo em 2017 ficou nas mãos dos mais ricos, que representam 1% da população, conclui um relatório da organização não governamental Comissão de Combate à Fome de Oxford (Oxfam).
Aquela confederação de 17 ONG sustenta que metade da população mundial não ficou com qualquer parcela de riqueza e que se verificou um aumento histórico do número de multimilionários, ascendendo a 2043.
Mais de metade da população tem um rendimento diário entre 1,6 euros e 8,1 euros.
Vivemos num mundo de chacais e abutres. De indivíduos sem qualquer humanidade, sem qualquer ética. Pelo lucro vendem pai e mãe na praça pública. No fundo, servem um sistema onde a pilhagem e a ganância tudo comandam. E o pior é que os pequenos, em geral, também obedecem à lei do dinheiro e do mercado. Tudo está à venda. Tudo é finança. Tudo é economia. Os sentimentos, a poesia, a filosofia quase não contam. Tudo é de plástico. Tudo é tecnologia. Todos se devoram na arena. Imperam a exploração e a escravatura. Mentais e físicas. A polícia e os exércitos controlam, tal como os media. Que grande pocilga.

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.