quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Grande Degelo


Há dias foi possível ouvir o farronqueiro que os americanos puseram a comandar o país gracejar, mais uma vez com muito mau gosto, a pretexto das grandes camadas de neve que por lá caíram, “que falta lhes fazia um pouco daquele bom e velho Aquecimento Global”, mostrando que não há realidade que lhe ponha tento na língua...

Com o título da capa “Big Thaw – Antarctica and the ravages of climate change” (Grande Degelo - Antarctica e a devastadora mudança climática), a Time traz um trabalho de 8 páginas, texto e fotos, assinado por Jeffrey Kruger, que mostra uma realidade verdadeiramente assustadora.

De facto, o degelo documentado é de tal magnitude que foi possível ver, por fotografia aérea, blocos a flutuar do tamanho do Estado de Delaware. São citados a NASA e um estudo de 2017 afirmando que, a continuarem as emissões de gases para a atmosfera, as povoações das zonas ribeirinhas em todo o mundo ficarão irremediavelmente inundadas bem antes do fim deste século.



Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. Acabou de fazer o discurso do Estado da União. Sobre esse assunto crucial para a humanidade, nem uma palavra. A ênfase foi sobre a modernização e reforço do arsenal nuclear. Ou seja, sobre o outro assunto ainda mais crucial para a humanidade; a sua própria sobrevivência. A menos que a humanidade corra com este louco. Ou vai submeter-se?

    ResponderEliminar
  2. O fanfarrão é o Deus daqueles que vivem convencidos de que não há mundo para além dos USA...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.