terça-feira, 30 de janeiro de 2018

As coisas que eles sabem de nós...


Com a população a envelhecer, as empresas dedicam todo o esforço promocional aos millennials mas, segundo um trabalho de Iídia Pinto, no caderno Dinheiro Vivo, do JN, 60% do consumo é feito pela população acima dos 45 anos – à custa de quem estarão a viver muitos millennials, digo eu, não sei...

Assim, os profissionais do marketing, que “sabem” coisas de nós que nem nos passam pela cabeça, decidiram arrumar-nos, como consumidores, em 5 categorias assim distribuídas:

Geração Z: a tecnológica. Nascidos entre 1996 e 2005, nunca viveram sem internet e a tecnologia é fundamental na sua vida; são consumidores muito preocupados com a saúde e dão uma grande atenção aos produtos orgânicos e similares.

Millennials: os selectivos. É a geração que se situa na faixa dos 22 aos 36 anos e que dá mais importância às experiências do que à posse; pouco leais às marcas e muito atentos ao seu custo, preferem as marcas brancas para poupar.

Geração X: grandes gastadores. Estes são os grandes consumidores por natureza; são apenas um quarto da população mas, em Portugal, gastam 50% do total. Estão na faixa dos 37 aos 52 anos e são leais às marcas.

Boomers: situados entre os 53 e os 71 anos, são a geração pós-Segunda Guerra Mundial e têm a  familia a encolher, com a saída dos filhos, que compensam com a compra de animais; leais às marcas, preferem o consumo em loja.

Silent Shoppers: nascidos antes de 1945, é a geração da Grande Depressão; curiosamente, é a faixa que mais gasta “per capita”, embora pouco dados ao desperdício.




Amândio G. Martins

3 comentários:

  1. Fico a saber que estou entre o Boomer e o Silent Shopper. O que significará isso?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fiquei sem saber se se "arrumou" pela idade ou pelo shopping silencioso...

      Eliminar
  2. Eu penso que "nos" arrumaram pela carteira. "Boomer" presumo que se quer referir à geração do "Baby boom", à volta da Segunda Guerra Mundial"; "Silent Shopper", julgo que se referem aos que preferem o comércio tradicional aos grandes centros comerciais...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.