domingo, 28 de janeiro de 2018

O "vários" em um...

Os checos reelegeram Milos Zeman (MZ) como Presidente da República. O verbo, com prefixo, é bem importante, como verão. O PÚBLICO define-o como "populista, nacionalista, eurocéptico e pró-Rússia" (sic). Um "pot pourri" de "qualidades", algumas delas quase pleonásticas. O que faz a República Checa ( já há cinco anos com este presidente) na União Europeia? A resposta só pode ser uma: "interesseirice" de vária ordem. O problema é a "cizânia ( lembram-se da história do Astérix?), o "minar por dentro". Misturando ideias e actos de extrema direita (como a Áustria, Eslováquia, Polónia e Hungria), com simpatias com a pátria de Putin ( e, julgo, com o próprio), que é uma espécie de "sucedâneo mal amanhado" da antiga Uniâo Soviética (pelo menos em aspectos de pensamento imperial, a que junta o pior da praxis norte-americana), MZ lá vai...  Aliás esta miscelânea ( ia a chamar "mixórdia), excepto a Áustria (mas esta deve ter algum "gene estranho" pois já pariu um tipo de bigodinho...), tem algo de comum quanto à sua localização geográfico-política pretérita.
Ainda ontem lembrámos a libertação de Auschwitz e todos sabemos que, aparecendo líderes destes, háverá muitos "assassinos de secretária", sem coluna vertebral, que estarão dispostos a "cumprir o seu papel" que eles imaginam (ou querem imaginar) anódino, o caminho se vai fazendo...

Fernando Cardoso Rodrigues

9 comentários:

  1. Sabe qual é a nova Estratégia de Defesa Nacional dos EUA, Fernando? Já não é o terrorismo! Agora é a "concorrência estratégica entre estados e não o terrorismo a principal preocupação". e quando falam em estados, leia-se Rússia e China. Sabe ainda Fernando, que Trump e os seus falcões querem limpar o cu ao Tratado ABM assinado com a URSS e propõem-se gastar um bilião de dólares na produção de novas armas nucleares mais pequenas e versáteis? E sem abandonarem, claro, o conceito de Defesa Global. Perante tudo isto e a NATO indo muito para além da zona onde inicialmente deveria operar, o Atlântico Norte, e já sem o Pacto de Varsóvia, o que é que o Fernando acha que a Rússia e a China façam? Sabe o que isto significa? De novo a corrida aos armamentos.Então onde é que está o novo "pensamento imperial"? Não viu isto no "seu" Publico? Claro que não! Olhe Fernando, por exemplo, se dessem voz a uma organização que existe aí já há uns bons anitos chamada Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) talvez o Fernando já soubesse. E olhe que não estão lá só comunistas! Por exemplo, um homem que sei o Fernando (e eu) muito preza, Frei Bento Domingues. Como sabe, Fernando, não morro de amores pelo regime chinês, muito menos pelo russo, procuro é ver onde residem os maiores perigos globais. Portanto, também não é novidade nenhuma para si, na minha opinião, onde é que eles estão.

    ResponderEliminar
  2. Não li, no seu comentário, nada sobre o cerne do meu texto: o que fazem países anti-europeístas, dentro da UE? As suas considerações vão inteirinhas para a defesa dum "sucedâneo", já que o original patenteado, faliu. Agora não tem por quem "morrer de amores" de "alma e coração".
    Para que não fiquem dúvidas ( e já sabe tanto de mim, porque "confessei" (uau!) aqui) digo-lhe que detesto Trump e a sua "política" mas não detesto os EUA. Mas mais, se tivesse que escolher entre o regime liberal americano e um regime idêntico ao da antiga União Soviética, não hesitaria em escolher o primeiro. Mais ainda, sou defensor duma Europa dos cidadãos, de tipo federalista. Quer mais (ou menos, no caso): leio o PÚBLICO mas, como imaginará, leio muita outras coisas e detesto ter "palas no pensar", embora tenha escolhas... as possíveis. Não acredito em utopias e sim em "sonhos", mesmo assim com reservas. E, olhe, no momento em que você escrevia o comentário, estava eu a ler "Nacionalismo", escrito por volta de 1916/7, de Rabindranath Tagore, para tentar "perceber" tipos como o checo de quem desconfio...

    ResponderEliminar
  3. Explique lá essa do sucedâneo? Tenho sim por quem "morrer de amores"! Tal como o Fernando também tem . Cada um à nossa maneira. E de vez em quando, lá vem com a sua ferroada a despropósito, para não lhe chamar outra coisa mais feia.Gosta de minimizar os outros, não é? Eu já lhe disse que tem palas no pensar? tenha mais um bocadinho de respeito e modéstia!

    ResponderEliminar
  4. Já agora acrescento o seguinte para não perdemos muito tempo que temos ambos mais que fazer. O Fernando defenda a sua "dama" e eu jamais o criticarei por isso, agora posso é criticá-la. A sua "dama". Não a si por defendê-la e muito menos acusá-lo de ver só com um olho ou de ter palas. Isso é o que o Fernando faz comigo, e não devia fazê-lo. Isso, é o que o Fernando, já disse, que não faz;ofensivo. E não vou utilizar o lápis azul, auto-censurar-me, só para não ter de o aturar. O Zé Amaral já aqui sugeriu, e não foi com ironia, foi a sério, se se pretende uma censura prévia ao que aqui se publica.

    ResponderEliminar
  5. Lá vem o já clássico ataque, não ao que escrevo mas ao que alguns de vós ( neste caso o Francisco) acham que quero dizer ou insinuar, quer nos textos seminais quer nos comentários. Vou dizer-lhe uma coisa SOB PALAVRA DE HONRA: aquilo da "pala no pensar" é mesmo o que não quero ter PARA MIM, conforme decorre do texto naquele parágrafo, em que só confessava o que sou. Leia lá outra vez.
    Quanto ao "lápis azul", olhe, nem prévio nem posterior!... E não se socorra do que o José Amaral disse pois não irá por bom caminho pois é sempre melhor dizer o que pensamos do que, com pouco critério, se socorrer de outrem que, ainda por cima não será paradigma (ou deverei dizer...consensual?). Termino: defenda o que quiser, mas permita-se dizer algo sobre o que está no texto que comenta, no caso, o caso da República Checa!

    ResponderEliminar
  6. Vamos ao que interessa: se muitos comentários não são verdadeiros ataques pessoais, não sei como os catalogar.
    Assim, não querendo lavar mais roupagens ultra sujas, pergunto: quem é o EXEMPLO que deambula por este espaço acicatando tudo e todos? Logo, eu, não serei PARADIGMA para ninguém. Estou, pois, do lado dos IMPUROS e dos quem só têm PALAS.
    Por hoje me fico. Mesmo não dizendo nada, sou um MAU EXEMPLO para os demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vantagem teve esta troca de ideias com o Francisco: o José Amaral veio à liça. Ainda sem pôr nomes mas isso acho que nunca o fará, embora desta vez seja óbvio.
      "Não querendo lavar mais roupagens ultra suja"... O clássico "não quero mas..."
      EXEMPLO, IMPUROS ( que só têm pala), MAU EXEMPLO, tudo palavras que nunca usei mas que convem aduzir, para colocar na boca de outro e assim se "conseguir o caminho para o Céu". PARADIGMA é outra mas essa aceito-a e reitero-a, só que é válida para a maior parte das pessoas,inclusive...para MIM! E acha-a depreciativa ou acintosa? Não vejo como.Ora ouça: não sou bem quero ser PARADIMA para ninguém!
      Ah! ACICATAR, outra que não repudio. Isto não é um blogue? Ou será (tenho a certeza que, para muitos, não é)somente um repositório? Eu, pelo menos,cá escrevo, sujeitando-me ao comentário e não "babando-me" nos textos ou utilizando-os como uma catarse, embora também sirvam como desabafo de pensamentos críticos que poderão interessar (ou não) a outros.Também não sou justicialista ( o José Amaral pode sê-lo mas cá estarei eu para "acicatá-lo"). Nem tenho "modos de viver" que possam servir de paradigma (outra vez!) para os outros como "bons" e até como "morais".

      Eliminar
  7. Como não ando com grande disponibilidade de tempo, vamos lá ver se consigo responder o mais sinteticamente possível. Claro que reli o texto e os seus comentários. Começando pelo princípio,é verdade que não respondi a todo o seu texto. Mas será novidade para o Fernando que as suas preocupações em relação a todos os países que cita; Rep Checa,Eslováquia, Polónia, Áustria, são também as minhas preocupações? E acrescento ainda a Ucrânia. Mas depois, Fernando, não é verdade que, como diz, as minhas considerações vão inteirinhas para a defesa do que considera um sucedâneo da US.E agora sou eu que lhe sugiro que releia o que escrevi. E vai ver que elas vão inteirinhas mas é para os imensos perigos, mais que indiciados, confirmados,para o imperialismo norte-americano, agora reforçadas com Trump. quanto às pálas ,( e isso é o pior de tudo) ó Fernando! Quando diz que detesta ter pálas no pensar,para além de acreditar que não as queira ter, que é que quer que eu deduza daí escrito neste contexto?... Pronto, isto era o essencial, mas acrescento que não critico tudo na sua "dama". Não gosto é de a ver em más companhias. Mas também acho que não podemos gostar todos das mesmas "damas". E digo-lhe mais; eu sei que há pálas (sectários) em admiradores/apoiantes de todas as "damas" incluindo, evidentemente,a minha. Mas como procuro não o ser e creio que não sou, acho injusto que me classifiquem como tal. Quanto ao Zé Amaral, não acho que seja má companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leu o que eu disse sobre aquilo que tomou como ofensa? Eu disse SOB PALAVRA DE HONRA. Acho que não posso ser mais claro.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.