segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Só podia estar doida!


Maria Adelaide Coelho da Cunha era filha de Eduardo Coelho, fundador do Diário de Notícias; era uma mulher viajada, rica e letrada e tornara-se uma figura incontornável da alta sociedade do início do século XX, depois de casar com Alfredo da Cunha, poeta e ensaísta, que herdara por dote a administração e direcção do jornal.

O jornalista Ricardo J. Rodrigues conta, na Notícias Magazine, parte desta história intemporal, passada há cem anos como podia ter-se passado há cem dias.Uma herdeira rica, aborrecida da vida que levava,  decidiu fugir para bem longe de casa, ao encontro do ex-motorista da família, 22 anos mais novo, por quem se tinha apaixonado, e começar a viver a sério. Descoberto o seu paradeiro, foi internada compulsivamente num manicómio porque, pelos padrões da época, só podia estar louca.

Na desarrumação caótica em que se encontram os meus livros, não consegui encontrar o que procurava, mas tenho ideia que Joaquim Paço D´Arcos, num dos seus romances, tratou este tema, ou outro com os mesmos ingredientes...

A jornalista e historiadora Manuela Gonzaga publicou uma investigação detalhada sobre o livro “Doida Não e Não!”, que Maria Adelaide escreveu para desmascarar a trama de que foi vítima,e  vai ser reeditado pela Bertrand. “Mesmo que tenha passado um século – diz Manuela Gonzaga – o livro fala de violência doméstica e de machismo, de corrupção e de bullying”.

Para poder vender o Diário de Notícias, o marido decidiu interditar Maria Adelaide, para o que corrompeu três reputados especialistas, acima de qualquer suspeita: Júlio de Matos, Egas Moniz e Sobral Cid, que lhe diagnosticaram uma “loucura lúcida”, sem sinais de demência, mas um comportamento moral impróprio e um historial de depressões que apontavam as evidências. Aquela mulher, que tudo abandonara para fugir com um criado, só podia estar louca...


Amândio G. Martins





Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.