terça-feira, 7 de setembro de 2021

O BRASIL NO DIA DE SUA INDEPENDÊNCIA—199 ANOS

 

ORIVALDO (ORI) JORGE DE ARAÚJO 

GOIÂNIA- GOIÁS- BRASIL, EM 07/09/2021


O nosso gigantesco país com quase 200 anos de independência, a rigor com raras exceções, o único governo que realmente funcionou desde então, foi ainda no período imperial com o grande patriota D. Pedro II, que apesar do título de imperador governava como se republicano fosse, com atitudes reconhecidamente honestas e democráticas; a ponto de quando de sua queda um grande escritor sul americano ter dito: “ APESAR DE SER UMA MONARQUIA, ACABOU A ÚNICA E VERDADEIRA REPÚBLICA NA AMÉRICA LATINA”. 

  A instalação da república no Brasil, adveio de ato liderado por um militar que era monarquista confesso e afilhado do imperador, constituindo na maior paradoxo, injustiça e traição que se tem notícia por estas bandas.

Para concluir, o Brasil de hoje ainda é o mesmo, daquele de 1914, citado em discurso proferido no Senado, pelo grande escritor e político brasileiro, o saudoso Rui Barbosa: DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.