segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Restaurantes Portugueses e a Música Fado no Cerrado Brasileiro

 


Figura: Cidade de Caldas Novas, Goiás.


É notório que a música é um ótimo vetor para estreitar laços e cultivar alianças. O fado, enquanto símbolo da identidade Portuguesa, vai tornando cada vez mais internacional, portanto, sabe-se que essa arte sonora lusitana está a conquistar um público cada vez maior, para além da denominada comunidade lusófona. Nesse contexto, como sinal dessa internacionalização no tempo e espaço, este breve texto tenciona relatar a presença do fado no cerrado brasileiro, mais especificamente em cidades do estado de Goiás e Distrito Federal.

Nessa região do cerrado, não seria autêntico falar da música fado sem versar sobre os restaurantes portugueses, esses dois campos estão estreitamente concatenados nessa paisagem do interior do Brasil, são nesses comércios voltados para a gastronomia lusitana que ocorrem as apresentações desse gênero musical. Esses espaços gastronômicos são hoje as casas do fado do cerrado, expressão da cultura portuguesa, com decorações típicas, localizados especialmente nos bairros de duas regiões metropolitanas, Goiânia e Brasília, e também nas cidades do interior goiano como Santa Helena e Caldas Novas, essa última considerado o principal destino turístico hidrotermal do Brasil.

Os restaurantes dessas cidades sustentam nos seus cardápios um leque de produtos da gastronomia portuguesa, podendo ser destacados: o bacalhau, o pastel de nata e vinhos da região do Douro. Para essa breve ensaio, traz-se inicialmente a cidade turística de Caldas Novas, onde o principal espaço da música Fado é o Piano’s Restaurante Português, localizado no setor Oeste, um dos bairros turísticos do destino de águas quentes.

Nesse contexto, é importante sublinhar que o proprietário desse estabelecimento nasceu na cidade de Aveiro, norte de Portugal. Chegou a Caldas Novas em 2005. A decoração do lugar foi inspirada nos estabelecimentos portugueses mais tradicionais. Em Goiânia, capital do estado de Goiás, a principal paisagem sonora do fado nessa metrópole do cerrado era o restaurante Quinta do Minho. Nesse espaço gastronômico, as noites de fados aconteciam em algumas ocasiões durante o ano, com apresentações agendadas. No entanto, impedido de funcionar com sua capacidade total desde o ano passado, quando o mundo foi surpreendido com a pandemia provocada pela Covid-19, suas atividades foram encerradas.

A outra cidade goiana que também merece ser pontuada é Santa Helena com o bar e restaurante Sabores de Portugal, onde a envolvência sentimental que o fado provoca também se faz presente, integrando o cerrado ao ambiente cultural português. Em Brasília, capital do país, distante apenas 202 km de Goiânia, os shows de fados ocorrem no Sagres Restaurante, na valorizada região da Asa Norte. Nessa viagem de descoberta contínua de um cerrado aberto a música internacional, é em Brasília que ocorrem os concertos dos principais nomes da música de Portugal.

Os exemplos apresentados, mostram que a cadeia produtiva da gastronomia associada a música portuguesa no cerrado se colocam a partir da comunicação pela internet, articulados em rede, ligando territórios, residentes, turistas e empresas. No que diz respeito, exatamente, às cidades do cerrado, acredita-se que a gastronomia portuguesa alicerce fundante no acolhimento da música fado, vem adquirindo uma identidade própria, provocada por novas relações entre proprietários, trabalhadores dos estabelecimentos, moradores e visitantes, fazendo surgir nesses núcleos urbanos, territórios e paisagens culturais peculiares, trazendo para o cerrado um ambiente sonoro que se especifica num contexto que também é internacional e turístico.

 

Jean Carlos Vieira Santos

UEG/TECCER-PPGEO/Brasil. Pós-doutoramento em Turismo pela Universidade do Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.