Em dias em que todos sofremos, à distância, com os acontecimentos no Afeganistão, e com o que adivinhamos que aí vem, esbarrar num relato como o de Sofia Lorena, no Público de domingo, torna-se humanamente insuportável. Não que surpreenda alguém a existência de Guantánamo e outras prisões mais, algumas delas ainda secretas. Mas é duro saber-se que se trata de uma prisão “inventada” para contornar as próprias leis dos seus donos, os EUA. Minimiza a gravidade do tema argumentar que ela se destinou, desde o princípio, a enclausurar exclusivamente prisioneiros de guerra, suspeitos de actos de terrorismo? A verdade é que a grande maioria desses presos nunca teve culpa formada, e foi sujeita a comprovadas torturas, como é o caso do iemenita Mansoor Adayfi, que, sobre o assunto, vai lançar um livro no decorrer de Setembro. Tenciono comprá-lo e lê-lo, porque é preciso que se saiba o que lá virá escrito. Talvez mais do que a crueldade da vingança gratuita, choca-me a ilegalidade e a imoralidade conscientemente praticadas por sucessivas administrações norte-americanas.
Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.