sábado, 11 de setembro de 2021

 

SAMPAIO E THEODORAKIS


Portugal está de luto para homenagear um homem bom. Um homem que,desde jovem, ainda estudante, se bateu pela Liberdade. Um homem que, por isso, pelos outros, enfrentou o fascismo nos tribunais plenários. E que, até ao fim dos seus dias, se preocupou com as vítimas da guerra e da falta de Liberdade.

Curvemo-nos, pois, perante a memória do nosso compatriota, mas também do cidadão do mundo, Jorge Sampaio.

Outro homem bom, outro cidadão do mundo, que nos deixou há 9 dias, foi Mikis Theodorakis.

Quem é que não se lembra do filme “Zorba o Grego”? Quem é que não se lembra, da genial interpretação de Anthony Quinn? Quem é que não se lembra e não vibrou com a música da sua banda sonora?

Pois bem, Mikis Theodorakis, é o autor dessa música fabulosa. Mikis Theodorais, foi um grande músico e compositor. Um grande artista. Mas não foi “apenas” isso! Foi também um lutador pela Liberdade e pela Paz.

Aos 18 anos, junta-se à Resistência e bate-se contra a ocupação nazi da sua pátria, a Grécia. Depois, como comunista ( que foi até ao fim dos seus dias) na guerra civil, sendo preso e torturado. E resistiu à ditadura dos coronéis que o prendeu e forçou ao exílio.

Finalmente, dizer que a sua morte passou aí tão injustamente despercebida. Que nos tenhamos dado conta, apenas ouvimos/lemos essa tristíssima notícia no programa de Ruben de Carvalho, agora recriado por Pedro Tadeu, “Panfletos” da Antena1, e no jornal Avante.

Por isso, aqui fica também a nossa homenagem a Mikis Theodorakis, brilhante cidadão grego e do mundo.

Francisco Ramalho





Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.