quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ecopontos e contentores


Todas as faltas de urbanidade e de respeito mútuo, que põem em risco uma sã vivência colectiva, deixam-me muito angustiado.

Por isso, volto novamente ao ‘mundo’ dos ecopontos (para se reciclar lixos não bio-degradáveis) e dos contentores (que recebem todo o lixo bio-degradável a nível doméstico).

E, nesse sentido, é deveras lamentável que, em sítios aonde há todos esses recipientes, os concidadãos (numa larga maioria) nada façam para seguir as boas regras de limpeza, de saúde pública, bem como de não viverem socialmente dentro dos parâmetros civilizacionais, deitando todos os seus lixos onde lhes dá a ‘real gana’, no sentido mais negativo: existencial e ambiental.

Também fico muito incomodado quando ouço outros concidadãos vociferarem com toda a boçalidade que ‘exigem isto, aquilo, e mais alguma coisa’ numa inculta desfaçatez tal que, desse modo, perdem toda a razão, pois exigem e exigem sem senso algum, não tendo em conta os seus próprios deveres perante a sociedade em que se inserem.

Daqui se infere que este país tem tantos incultos como cultos, só que muitos ditos cultos são mais incultos do que os verdadeiros incultos da nossa má vivência colectiva.

José Amaral

Nota: este texto foi também publicado no PÚBLICO, de 26OUT2013

 

4 comentários:

  1. Totalmente de acordo. E quando se dão entrevistas a dizer palavrões e a todos insultar, e são bem vindas .........as entrevistas....de facto isto nao vai nada bem.......

    E são várias nestes últimos dias.......

    Mas......

    ResponderEliminar
  2. maria Clotilde Moreira23 de outubro de 2013 às 12:48

    Aqui no Municipio de Oeiras que muitos dizem "exemplar" os contentores são decorados à volta com muitos sacos de lixo. Será do ADN que vamos herdando?
    Clotilde

    ResponderEliminar
  3. Há um filme de gosto muito. "Brutti, Sporchi e Cattivi" de Ettore Scola.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.