quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A 8 de Novembro de 1951 - Inauguração do Cineteatro Monumental

Resultado de imagem para Cineteatro monumental


A 8 de Novembro de 1951, é inaugurado o Cineteatro Monumental, na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa. Concedido pelo Arquitecto Raul Rodrigues Lima (1909-1980), correspondia, nos seus traços gerais, à estética modernista do Estado Novo. Tanto a sala de cinema como a do teatro podiam albergar mais de 1000 espectadores. Foi decorada com imponentes lustres, vetustos cortinados de veludo e sumptuosos lambris (apinéis de madeira9. Luxuosos móveis e maples ornamentavam os diversos salões.
O Monumental foi arrendado pelo empresário Vasco Morgado que se propôs apresentar ali espectáculos de teatro declamado, operetas, revistas e atracções musicais. Foi nessa sala de teatro que Laura Alves, esposa deste empresário, protagonizou os maiores êxitos da sua carreira teatral, desde As três Valsas, a sua primeira peça neste teatro até Pai precisa-se (a sua última peça em 1982), passando pelo grande êxito A Flor do Gato (1967). O Monumental exibiu os maiores êxitos cinematográficos, entre os quais se poderão destacar E tudo o Vento Levou (1939), Os Dez Mandamentos (1956), Ben-Hur (1959), Spartacus (1960), Wesr Side Story (1961), Lawrence de Arábia (1962), Cleopatra (1963), My Fair Lady (1964), Doutor Jivago (1965), 2001: Odisseia no Espaço (1968), Um Violino no Telhado 1971( e Star Wars (1988). {O ano refere-se à data da realização dos filmes}.
Foi pioneiro nas novas tecnologias que iam sendo postas ao serviço do cinema: em 26 de Junho de 1953 apresentou pela primeira vez aos portugueses, um filme em três dimensões. O homem sem cérebro (The dark man) e foi a primeira sala de espectáculos a ter ume ecrã gigante, o Todd-AO.
As passagens de ano nos seus salões, com bailes e visualizações de filmes até altas horas da madrugada, fazem parte de todo um conjunto de eventos que marcaram uma época. Talvez o mais significativo evento para os jovens desse tempo terá ocorrido a 13 de Março de 1964: milhares de rapazes e raparigas aguardavam, junto à entrada do Teatro Monumental, a chegada da cançonetista pop francesa Sylvie Vartan, na altura com 19 anos de idade, a fim de poder ouvi-la a cantar, entre outras músicas, a canção Si je chante.
A 28 de Novembro de 1983, no lado poente da Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, começam a ser abertos buracos no alcatrão, junto ao lancil do passeio, a fim de instalar os pilares de uma vedação. É o primeiro sinal exterior de uma demolição que se aproxima: a do Cineteatro Monumental.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.