terça-feira, 8 de agosto de 2023

"Habilidosos"

 

Melhor ainda do que por cá, a hotelaria espanhola recuperou rapidamente a clientela forasteira de antes da pandemia, lutando agora com falta de gente convenientemente preparada para as diversas funções que envolvem tal actividade, tradicionalmente mal paga e, consequentemente, perdendo os melhores para outros empregos, para o que a crise por que passaram acicatou as vontades; e à dificuldade de arranjar pessoal à altura das exigências do turismo de hoje, acresce a falta de água, que nalgumas regiões já é dramática.

 

Mas com o boom turístico tem vindo a ganhar terreno um atrevido chicoespertismo, com aqueles restaurantes mais procurados a não aceitarem uma pessoa que se apresente sozinha, mas apenas grupos que preencham uma mesa; e outra habilidade ainda pior, e claramente ilegal, para o que as organizações de consumidores já alertaram as autoridades do fisco, que em Espanha é implacável, consiste em colocarem à entrada um “aviso”, que começou timidamente mas depressa alastrou, que foi o que fez levantar suspeitas: “No se admite el pago con targeta. Datáfono estropeado. Disculpen las moléstias”.

 

Que uma qualquer loja possa ter, momentâneamente, o leitor de cartões avariado, não causará estranheza a ninguém, mas que, qual pandemia de avarias, a coisa alastre rapidamente por todo o lado, mostra o rabo escondido com o gato todo de fora; é que recebendo em numerário, torna mais fácil a fuga aos impostos, uma praga que tem na dialética da extrema-direita toda a cobertura porque, não governando, acusam quem governa de cobrar demasiados impostos...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.