segunda-feira, 26 de março de 2018

A Cultura também é pão!

O ciclo devastador, na legislatura anterior, que viveram as Artes: Teatro, Cinema, Bailado e por aí fora, abandonadas com custos dramáticos, ainda não foi revertido… Como exemplo temos o ‘crime’ de lesa património cultural, o fecho do Teatro da Cornucópia. O programa eleitoral do PS contemplava um suporte financeiro para as Artes, tendo ficado longe da concretização o prometido. A governação PS privilegia o diálogo com os agentes culturais, mas estes não comem palavras... Urge promover as Artes e os artistas que vão entrar em Abril sem apoio, o que é grave. Mais grave ainda é termos ouvido na gala da Sociedade Portuguesa de Autores a actriz, Inês Pereira da Companhia De Teatro Artistas Unidos, denunciar a extrema precariedade: ’’ A mesma situação de miséria que se instalou no quadriénio anterior’’. Esta afirmação faz parte dum comunicado/protesto subscrito em menos de um dia por 650 actores.  Ainda ali, a premiada Rita Cabaço disse: ‘’É desconsolador e perigoso a desconsideração que é dada à comunidade artística’’. O escritor Rodrigues Guedes de Carvalho também premiado, solidarizou-se de viva voz.

   O patamar de financiamento para os programas de apoio sustentado, ainda está longe do montante que foi atribuído em 2009…

   Enquanto o ministério das Finanças tem toda a preponderância, o ministério da Cultura é pouco mais que adorno…

   Sem Cultura vivem os bichos e um Povo culto é um perigo!… A Cultura é o pão do espírito.



                                                           Vítor Colaço Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.