quinta-feira, 29 de março de 2018


Problemas velhos, sempre novos...


Há mais de meio século, no seu livro “A Alternativa – modificar o mundo e a vida” - Publicações D. Quixote - Roger Garaudy escrevia:
                                                            (...)
“Dona desse poder gigantesco de manipulação e do poder não inferior da informação, dos computadores e dos seus “bancos de dados”, a oligarquia detentora dos meios de comunicação de massa e dos meios de informática pode instituír uma rede de informação e de manipulação de tal modo implacável que cada cidadão está mais amarrado e desarmado do que jamais estiveram as vítimas de Estaline ou de Hitler.

Com o fazer da terra uma mercadoria e da natureza uma matéria de especulação e de exploração, o que foi entregue à cobiça do capital, à “liberdade de empresa”, às leis tenazes do mercado, é muito mais do que a terra dos proprietários fundiários, é a unidade do meio vital do homem.

A ilustração mais imediata é fornecida actualmente pelo problema da construção, do urbanismo e do massacre do meio ambiente. Os escândalos imobiliários não são mais do que um aspecto anedótico e superficial! Nenhum problema mostra melhor o conluio neocapitalista das grandes empresas privadas e do Estado: um “promotor” particular compra um terreno em que está proibida a construção; obtém em seguida do Estado uma “derrogação”: o valor do terreno é imediatamente multiplicado por 50 ou até por 100.

Donas desses terrenos, as grandes firmas podem à vontade devastar a natureza, contaminar o ar e a água para não pagarem as despesas de depuração dos seus resíduos e sacrificar aos interesses privados os espaços públicos”.  (...)


Amândio G. Martins



1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.