quarta-feira, 21 de março de 2018

Poetas e sonhadores!

Resultado de imagem para imagem bonita para utopia
Poetas e sonhadores! Para vós é como se não existisse a utopia. Vós caminhais sempre na sua demanda para que haja melhores dias.
Vós a procurais incessantemente, mesmo para lá da realidade.
Mesmo que haja Utopia para realistas, muitos pensadores assim dela escreveram:
‘Não vale a pena olhar para um mapa do mundo que não inclua a Utopia, pois exclui o único país em que a Humanidade está sempre a aterrar. Ora, quando a Humanidade aterra aí, presta atenção e, ao ver um país melhor, levanta âncora.
O progresso é a realização de Utopias’ – Oscar Wilde (1854-1900);
‘A utopia está no horizonte. Avança dois passos, ela recua dois passos. Avanço mais dez passos, e o horizonte recua outros dez passos. Por mais que ande, nunca lá chegarei. Para que serve então a utopia? Para isto: para continuarmos a andar’. – Eduardo Galeano (1940-2015).
Eu, o autor deste pequeno texto, procurarei chegar até à Utopia e, se possível, torná-la realidade.

José Amaral

1 comentário:

  1. Que curiosa, a utopia!... Acho que já o disse aqui, não acredito que é uma ideia ou noção que seja realizável, por definição, senão não era utopia. Vocês ( acho que foi o A.Pedro Ribeiro que também o disse, no sábado). citam Oscar Wilde e eu "atiro-vos" com Fernando Savater que também é "gente"... Indo um pouco mais além, a E.Galeano, diria, jocosamente, que "para continuarmos a andar... bastam-nos as pernas". E bem pode o José Amaral esforçar-se que lhe vai suceder como aos galgos atrás da lebre mecânica... Eu prefiro ficar pelos sonhos, mesmo assim, sabe "Deus"...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.