quarta-feira, 28 de março de 2018

O MUNDO EM EBULIÇÃO: DA CATALUNHA AOS EUA

As miúdas falam e eu estudo política, sociologia, literatura. As miúdas bonitas falam de trabalho, da vida, de canetas. Falam rapidamente, depressa. Principalmente uma delas. A mais bela, a mais bonita. Fala da estupidez alheia, do administrador, das invejas, das peças. Jogos de xadrez. "Xadrez onde faltam as negras". Contratos precários. Vidas. Juventude com consciência. Greves, sindicatos. Nos meus tempos de faculdade ganhei várias votações difíceis em Assembleia. Não seria um grande tribuno mas convencia as massas, levava-as à greve, quase à revolta. Agora as pessoas vêm discutir problemas laborais para a confeitaria. Extraordinário! Talvez esperem algo de mim. Talvez saibam mesmo algo de mim. De certeza que já ouviram falar de mim. Pedro, és mesmo uma figura pública. E de cada vez serás mais, se não te der o treco. O problema é que bebes. Que se foda. Desde que bebas pouco. Começo a ter outra vez mais respeito pelo proletariado. O proletariado é cada vez mais abrangente. Já não é só o operariado industrial de Marx e Lenine. É preciso criar focos como dizia Ernesto Che Guevara. Eles já existem, por exemplo, na Catalunha mas também nos Estados Unidos com o levantamento dos jovens contra as armas. O mundo está de novo em ebulição, camarada

1 comentário:

  1. André Gide respondia aos cumprimentos das muitas pessoas que o reconheciam, enquanto lhe engraxavam os sapatos, quando o engraxador lhe disse que devia ser muito desagradável ser muito conhecido, estar sempre a ser incomodado por todo o tipo de gente... O grande escritor francês respondeu-lhe assim: "Não, meu amigo; o que é desagradável, quando se é muito conhecido,é verificarmos a grande quantidade de gente que ainda não nos conhece.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.