quinta-feira, 29 de março de 2018

Semear ódios, colher violências!

A violência no futebol e à sua volta tem vindo a acentuar-se, atingindo um patamar perigoso. O seu foco deve incidir na fruição do divertimento, dando saúde ao corpo e à mente, interiorizando o companheirismo, desenvolvendo a entreajuda no espírito de equipa e por aí fora. 
   Todos os fins-de-semana é dado à estampa episódios de agressões envolvendo árbitros, treinadores, dirigentes ou até mesmo o público(!). Este fenómeno grave e violento vem, sobretudo, duma má semente veiculada pelos dirigentes, através duma oralidade grosseira, com incitamento à tomada de posições várias… É censurável e até repugnante haver quem no topo do dirigismo ostracize e repudie títulos  de jornais, exigindo que a massa associativa nem os compre nem os leia ou, pasme-se!, rotular um homónimo directivo de «gangster»(!). As presidências dos clubes têm de ser modelos inspiradores de dinâmicas para que, a montante e a jusante, não possa ser inoculada a semente do ódio que gera violência!
   O Governo, através da pasta do Desporto, como no Plano Nacional de Ética, tem de veicular ainda mais a mensagem do comportamento leal, do jogo franco e segundo as regras. A interiorização destes elevados valores pugnará por melhor desporto numa sociedade que se pretende - decente.
   O futebol, arrastando multidões, deve nomeadamente incidir no respeito reciproco de todos os intervenientes, dentro e fora do recinto desportivo. A sua beleza e arte - farão o resto!

                               Vítor Colaço Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.