sexta-feira, 23 de março de 2018


O criador nas “mãos” da criatura...


Stephen Hawking deixou dito que “ as formas primitivas de Inteligência Artificial já provaram ser muito úteis, mas acho que o desenvolvimento de uma IA completa pode acabar com a raça humana”. E seria prudente que o “Professor Haw”-  como é homenageado na série televisiva “Teoria do Big Bang” -  não “arrefecesse” sem serem tomadas medidas que possam impedir poder ser comprovada a sua premonição...

Com o título “algoritmo fascista”, Bacelar de Vasconcelos refere, na Praça da Liberdade, do JN, as manigâncias da Cambridge  Analytica - consultora contratada por Trump para a campanha eleitoral - usurpando os dados de 50 milhões de norte-americanos constantes do Facebook, essa “brincadeira de rapazes”que se  assume hoje como terapeuta de milhões de infelizes carentes de reconhecimento, onde expoem a vida nos seus mais ínfimos e íntimos pormenores!

Diz Bacelar de Vasconcelos, refrindo as “potencialidades” da IA, que “um automóvel sem condutor da Uber, em circulação experimental no Arizona, atropelou mortalmente uma mulher que atravessava a rua fora da passadeira. O computador não identificou o peão que circulava por onde não tinham suposto a presença de um ser humano, e o condutor humano substituto não teve como corrigir a manobra”.


Amândio G. Martins




1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.