sexta-feira, 16 de abril de 2021

O PODER DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL


                                              MARCANTES DATAS DE ABRIL NO PAÍS:

22/04/1500- ESTE PARAÍSO É ENCONTRADO PELOS PORTUGUESES

21/04/1792- PORTUGAL SUFOCA O PRIMEIRO GRANDE MOVIMENTO DE                

               INDEPENDÊNCIA DA COLÔNIA, NA PROVÍNCIA DAS MINAS GERAIS

19/04-ESCOLHIDO PARA SER O DIA DO ÍNDIO

A   rede de televisão CNN mostrou, em recente documentário, uma reunião da maioria dos caciques (chefes de tribos), das inúmeras etnias da Amazônia. Cada uma destas etnias com dialetos próprios e não entendíveis entre si, mas tendo um denominador comum que tem possibilitado um entendimento entre elas, impossível no passado, que é de se comunicarem através da língua portuguesa, comum a todas.

 É a língua do colonizador agregando harmonia entre tribos que no passado viviam em guerra quase permanente. A língua também tem um efeito cultural na manutenção dos dialetos, que são ensinados e registrados para eternidade através da grafia da língua de camões  

O grande político português, Mario Soares, quando percorreu esta região, ficou encantado em encontrar inúmeros povoados ribeirinhos (conhecidos no local como beirantes) ao rio Amazonas com nomes portugueses. Em depoimento ele se mostrou emocionado de ver de perto onde os intrépidos portugueses conseguiram chegar e deixar ao Brasil, como herança, esta unidade geográfica e linguística que encanta a quem se dedica ao seu estudo. Relatando ainda o seu encantamento de ver povos extremamente primitivos falando, mesmo de maneira rudimentar, a língua portuguesa.


1 comentário:

  1. Num tempo em que tinha pachorra para ver novelas na TV, naquelas brasileiras que retratavam determinada época, até os atropelos ao "português" dos académicos me encantavam...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.