Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
120 anos de BENTO DE JESUS CARAÇA
Bento de Jesus Caraça nasceu a 18 de Abril de 1901, Em Vila Viçosa.
A vida e a obra do matemático, professor, homem de cultura e combatente antifascista, constituem um legado que permanece válido para as gerações actuais. Com 28 anos é professor catedrático, sendo uma autoridade em matemáticas superiores.
Intelectual e pedagogo fundou a Biblioteca Cosmos, esteve ligado à fundação da Universidade Popular Portuguesa, do Núcleo de Matemática e Sociedade Portuguesa de Matemática e promoveu a educação e instrução populares. O seu grande empenho no desenvolvimento cultural, que identificava com a verdadeira liberdade e com o objectivo de um proletariado culto e educado, está expresso na sua obra «A cultura Integral do Indivíduo, Problema Central do Nosso Tempo».
Foi também um destacado militante comunista, desenvolvendo a sua acção sobretudo como dirigente nos movimentos antifascistas, como o Movimento de Unidade Democrática e Movimento Nacional de Unidade Antifascista. Foi perseguido pelo regime fascista, preso pela sua polícia política (Pide) e demitido do seu lugar de professor catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão.
Morreu relativamente jovem de doença cardíaca, em Lisboa, a 25 de Junho de 1948.
Já depois do 25 de Abril de 1974, a título póstumo, foram-lhe atribuídas duas condecorações nacionais e a Medalha de Prata do Município de Vila Viçosa. A casa onde nasceu, em Vila Viçosa, foi recuperada, sendo a Casa Museu Bento de Jesus Caraça. O seu nome foi dado a uma biblioteca na Moita. Existe uma escola profissional também com o seu nome, ligada à CGTP-IN, com sede em Lisboa e várias delegações noutras cidades (Porto, Barreiro, Guimarães, Seixal, Beja).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.