domingo, 15 de agosto de 2021

Política e Ciência não são miscíveis

 JN sábado, 14.08.2021



Vivemos num tempo de evolução da ciência como talvez nunca antes havia acontecido.

O conhecimento entrecruza-se muito rapidamente e de uma forma demasiado mediatizada.
Se à Ciência cabe a parte do estudo da situação,  que só a mesma tem métodos e conhecimentos para e como fazer, à Política,  com base nos conhecimentos que aquela lhe possa saber transmitir, compete decidir o que fazer, como e quando.
Contudo hoje, está-se a misturar tudo com péssimas consequências para ambas, que se confundem e descredibilizam.
E há uma excessiva apetência das pessoas da Ciência em fazer-se ouvir mediaticamente, e, algumas da Política a dar palpites sobre assuntos daquela.
E em simultâneo tomam-lhe o gosto. Uns de falar muito e para massas, outros em fazerem-se cientificamente entendidos.
E já temos em ano de Eleições, em lista de Candidatos, pessoas que se deram a conhecer ao grande público televisivo e não só, unicamente através da Ciência. Ainda não se soube do percurso inverso, que é possível também possa ter acontecido, ir da Política para a Ciência.
Seria avisado isto parar, já, antes que a confusão seja tanta, que uns podem fazer o lugar dos outros conforme mais lhes apeteça, e ambos fazerem mal, por estarem em áreas totalmente trocadas.


A.K.MAGALHÃES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.