sexta-feira, 18 de novembro de 2022

incompreensível situação da entrada da Quinta da Taboadela na Silvã de Cima

A Quinta da Taboadela, situada na freguesia de Silvã de Cima, concelho de Sátão, é propriedade da família Amorim, desde 2018, que a adquiriu para a seu negócio na área do vinho e turismo na região demarcada do Dão. A Quinta da Taboadela terá cerca de 40 hectares.

Vêm da idade média as referências à Taboadela, nomeadamente do século XIII, existindo um antigo lagar construído num só penedo de natureza rupestre.

O seu acesso principal é na estrada N229-2, na freguesia de Rio de Moinhos.

No entanto, a sua antiga entrada na Silvã de Cima, está lamentável e incompreensivelmente abandonada e degradada, com o seu arco de estilo gótico e as colunas, uma encontra-se derrubada, cercados de giestas e outros arbustos.

Não se compreende que a sua recuperação não tenha sido realizada, já que não teria grande significado no conjunto dos avultados investimentos realizados na modernização e actualização da quinta, em instalações, adega, casa de prova de vinhos, na vinha, etc. 




1 comentário:

  1. Infelizmente, o exemplo que o senhor aponta pode ver-se replicado pelo país fora, de cima abaixo. Edifícios de relevante valor arquitectónico e até histórico em ruínas, quintas outrora altamente produtivas transformadas em matagais, muitas vezes de proprietários endinheirados, que deixam tudo aquilo assim de propósito, à espera de um PDM que lhes permita uma qualquer urbanização totalmente desenquadrada do ambiente...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.