segunda-feira, 7 de novembro de 2022

 RESVALANDO IRRESPONSAVELMENTE PARA O ABISMO


Está reunida na estância de férias de Sharm El Sheikh no Egito, a 27ª Conferência das Nações Unidas Sobre as Alterações climáticas (COP27)

E eu vou dar apenas um cheirinho sobre a matéria. Voltarei a sério ao assunto.

Reparem que já lá vão 26 cimeiras. Entretanto, devido aos gases com efeito de estufa, a temperatura global continua a aumentar e a subida do nível do mar, triplicou.

Apenas alguns exemplos dos efeitos: milhares de espécies extinguiram-se e outras estão em vias disso, aumentaram exponencialmente as secas, as chuvas torrenciais, as tempestades e, devido a tudo isso e muito mais, houve milhões de refugiados e de mortos.

No corno de África (Somália, Etiópia, Eritreia e Djibouti), a seca que persiste há anos, já dizimou quase todos os animais e os humanos, sobrevivem, os que sobrevivem, através das escassas ajudas internacionais. Ainda recentemente, um terço do Paquistão, um país imenso, esteve debaixo de água. Os exemplos podiam ser mais que muitos. Para terminar, falar aqui na nossa península que, como se sabe, o sul, está a transformar-se progressivamente quase num deserto.

Mas, e medidas para estancar, este resvalar para o abismo, onde é que estão?

Em vez delas, por exemplo, aqui, a água do Alqueva em vez de ser bem aproveitada, é a maior parte dela, utilizada nas plantações intensivas e superintensivas, milhões de hectares, de olival, amendoal e outras. Que, para além disso, para produzirem ao máximo e darem o máximo lucro, são utilizadas doses industriais de pesticidas e fertilizantes, que esgotam os solos e destroem ecossistemas. Ainda há pouco tempo ouvi um alentejano dizer que já quase não se veem insetos e pássaros no Alentejo.

Outro exemplo, e com este me fico, é esta guerra que foi preparada e é mantida pelos que fizeram as outras todas, agora com o triste apoio da UE. O gás que vinha da Rússia, vem agora, de outros lados, algum, muito mais caro e voltou-se em força ao carvão e ao nuclear.

Um único bom exemplo: a remoção de Bolsonaro. Mas mesmo esta, foi incompleta porque deixou milhões de simplórios contaminado com o vírus do evangelismo que ainda é pior que o da covid, o corona. Mas o pulmão da terra, a Amazónia, com Lula, pode ser poupada.

Pena são os animais, as crianças e uma minoria que se preocupa. Porque os outros da nossa espécie, uns, por causa do lucro e do egoísmo, são criminosos, os outros são indiferentes e irresponsáveis.

Francisco Ramalho


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.