sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018


Dos progressos do espírito humano-Condorcet


“As nossas esperanças sobre o estado futuro da espécie humana podem reduzir-se a estes três pontos importantes: a destruição da desigualdade das nações, o progresso da igualdade entre os homens e, finalmente, o seu aperfeiçoamento. Chegará o momento em que o Sol só iluminará homens livres que apenas obedecerão à razão; em que os tiranos e os escravos já não existirão.

Por uma escolha feliz não só dos próprios conhecimentos, mas também dos métodos de os ensinar, pode instruir-se a massa inteira dum povo acerca de tudo o que os homens têm necessidade de saber sobre economia, administração, indústria e direito para serem senhores de si próprios.

A igualdade da instrução corrigiria a desigualdade das aptidões, assim como uma legislação preventiva deminuiria a desigualdade das riquezas; aceleraria o progresso das ciências e das artes, multiplicando os artistas num  meio que lhes fosse favorável; o efeito seria um aumento de bem-estar para todos”.

Nota – Matemático e filósofo, Condorcet foi um dos vultos que a Revolução devorou, suicidando-se na prisão.


Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.