quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

NAMORADOS: não há santo que lhes valha...

Como se diz na minha terra, a gente fica "varada" com o ouve! Mais ainda no dia em que o namoro é "glorificado", o de S. Valentim. Pelos vistos, numa percentagem altíssima, os namorados agridem-se física e psicológica, tocando o maior quinhão de agressão, como é costume, ao "civilizadíssimo androceu"! Não entendo e tanto pensei que acho que descobri razão... muito feita de "humor nigérrimo". Mas só com um absurdo se pode compreender outro ainda maior.
É o santo, senhores, é o santo! Segundo parece, houve três Valentim, nenhum deles confirmado como santo mas a quem a lenda ou tradição popular outorgou o papel de padroeiro dos meninos e meninas que se amam com uns "entremeios de porrada". Mas, em 1969 e sob a égide de Paulo VI, a Igreja Católica retirou-o do "consuetudinário trono" e substitui-o por... S. Metódio e S. Cirilo. Dois é mais que um  mas aqui nem a quantidade conta  pois também eu, se namorasse sob a "tutela" de um ser chamado Metódio, era capaz de me "passar de cabeça"....
Papa Francisco, mais um pedido: faça regressar o Valentim ao hagiológio,  a ver se também o juízo regressa à cabeça da gente namoradeira!

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. A mim confunde-me é que haja tantos, deles e delas, que consideram aquilo normal; realmente, se ainda no princípio já vêem o par como "coisa" sua, facilmente se imagina o que será depois de firmarem o "contrato"...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.