Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quinta-feira, 25 de maio de 2017
AS MORTES POR DEMÊNCIA E A SOCIEDADE DEMENTE
De acordo com os dados publicados pelo INE sobre as causas da morte em 2015, das 3267 mortes por perturbações mentais e do comportamento naquele ano, 3076 foram por demência.
Em 2015 ocorreram 1132 suicídios em Portugal.
A elevada taxa das mortes por demência no nosso país prova que estamos perante uma sociedade altamente competitiva, que está a perder os seus valores e onde a depressão e a solidão tomam a primazia. A publicidade, o futebol, as telenovelas, as vedetas que vivem por nós, tudo isso alimenta um imenso "Big Brother" que nos dá cabo da cabeça. As próprias relações entre as pessoas são afectadas, tornando-se mercantis, financeiras e interesseiras. Os gestos puros de amor e de amizade vão definhando a olhos vistos. E depois surgem aí nas televisões uns comentaristas a dizer como nos devemos comportar. Insuportável. Esquizofrénico.
3 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Obviamente que todos nós podemos dizer o que pensamos. É a Liberdade no seu máximo significado. Agora retirar uma ilação abusiva porque falsa, isso não! O A. Pedro pode até ter alguma razão no que descreve no seu último parágrafo, mas dizer que os números que cita são somente devidos a isso, pode mas não deve. Porquê? Tão somente porque as demências são de muitos tipos (senis, alcoólicas, vasculares. etc)! E temos que ser rigorosos numa análise que tem muito de científico. Ou a ciência também não vale nada? Ou só vale ao sabor das conclusões que já retirámos antes de analisar os dados?
ResponderEliminar...pois é Caro Dr. A Liberdade mesmo no seu máximo não lhe dá a Sapiência toda. Se as Demências são de muitos tipos e graus, diga-me lá, a que se deve a demência provocada pelo, "álcool"? e as "vasculares", "neurológicas", etc,E as que todos sabemos existirem, porque fomos "empurrados" para dentro desses abismos do abandono, do desconforto, do desespero,etc e que encontraram "cura" no álcool ou na corda. Mais n/acrescento se não estava aqui o dia todo, e enlouquecia por certo!
ResponderEliminarCaro Joaquim ´sabe muito bem (penso eu) que nunca para mim reivindiquei a "sapiência toda" (diz você), nem sequer alguma (digo eu). Então acha mesmo que todas as demências, inclusivé as que mencionou, têm por origem do tal abandono social a que muitos foram votados? Olhe que não.mas aqui sim, poderia ser pedante falar medicamente neste lugar. Olhe, somente como exemplo, só conhece alcoólicos demenciados nos abandonados socialmente?
Eliminar