sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Tarefa bem espinhosa

 

 

 

 

 

O pior virá agora, terá dito o rei a Pedro Sánchez, aquando da investidura para presidir ao anterior governo, que conseguiu levar até ao fim da legislatura; mas o que lhe dirá hoje, quando se deslocar à Zarzuela para apresentar a Felipe VI cumprimentos na posição de investido pelo Parlamento para formar um novo governo, não será muito diferente, porque se antes apenas teve que se entender com duas organizações à sua esquerda, agora são tantos, à esquerda e à direita, que o homem não terá um momento de descanso, como lhe lembrou Gabriel Rufián, porta-voz da Esquerda Republicana da Catalunha, conhecedor da capacidade de Sánchez para passar por entre os pingos da chuva: “Con nosotros, no se la juegue”.

 

O debate de investidura foi tão bronco como todos esperavam, com os de Vox a chamarem a Sánchez corrupto, sátrapa, golpista, ditador e tudo quanto lhes veio à cabeça, num desespero em que até Isabel Diaz Ayuso, na tribuna dos convidados, foi filmada a chamar ao líder socialista “Hijo de puta” quando este, fazendo o paralelismo da carreira de Feijóo com outro galego, Fraga Iribarne, deixou o actual líder do PP diminuído perante aquele, que se converteu de ministro da ditadura à democracia e acabou a carreira como chefe do governo da Galiza, enquanto Feijóo segue o inverso, saindo do governo da Galiza para dar um golpe contra o líder do próprio partido, quando este lutava contra a corrupção na Comunidade de Madrid – o que deixou a actual presidenta fora de si – e aliando-se aos inimigos da democracia para poder governar, como fez em comunidades autónomas e em muitos municípios onde os socialistas ganharam as eleições sem maioria, desmontando também o argumento de Feijóo quando diz que lhe cabia a ele formar governo, como ganhador das eleições.

 

Derrotados no Parlamento pelo voto da maioria dos deputados, as direitas apelam à revolta nas ruas e prometem continuar com os distúrbios à porta das sedes dos socialistas, onde os repórteres das televisões e jornais têm sido agredidos e insultados com a mais escabrosa linguagem; e não deixa de ser chocante para todos os que prezam as liberdades democráticas a quantidade de gente jovem, de ambos os sexos, que vem sendo manipulada pela propaganda extremista para engrossar as arruaças...

 

Amândio G. Martins

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.