sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

AS CRIANÇAS E AS AMEAÇAS DA INTERNET

Mais de metade das crianças no mundo entre os 8 e os 12 anos estão sujeitas a ameaças quando utilizam plataformas digitais, refere um estudo que analisou os hábitos de 34 mil crianças em 29 países.
O estudo, elaborado pelo Instituto DQ, em parceria com o Fórum Económico Mundial, refere que as crianças passam, em média, 32 horas semanais sozinhas em frente ao computador e outros dispositivos, mais tempo do que passam na escola.
Os resultados confirmam uma associação entre o tempo gasto em frente a um monitor e a exposição a crimes cibernéticos, ao vício em videojogos e a comportamentos sexuais online.
De acordo com o documento, 56% das crianças nesta faixa etária estão expostas a pelo menos uma ameaça ligada à Internet, ao utilizar plataformas digitais.
Desde uma idade precoce, as crianças usam redes sociais em excesso, sobretudo através dos telemóveis.
Que geração estamos a formar? Uma geração pregada ao ecrã que não brinca, que não interage com os seus pares. Os distúrbios mentais e emocionais tendem a multiplicar-se. Vamos ter jovens cada vez mais amorfos e insensíveis. Ultra-competitivos, também a jogar a dinheiro nos computadores. Autênticos robôs, sujeitos a diversas ameaças da Internet. Gerações sem vida.

3 comentários:

  1. Foi noticiado que já há no nosso país 48 mil esquizofrénicos, mas palpita-me que este número deve estar a ser largamente ultapassado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode estabelecer, no estadio actual dos conhecimentos, uma ligação da esquizofrenia com o uso da Net. Sabe-se que a doença tem 50% de etiologia genética, poligénica. A outra metade é de causa ambiental (talvez instalando-se sobre a primeira) e relacionada com sofrimento peri-parto e infecções precoces. Tudo o mais são especulações, para já.

      Eliminar
  2. "Gostei" muito de ver um A. Pedro Ribeiro quase "institucional" no pensamento sobre o assunto! Com "conselhos aos alunos"...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.