sexta-feira, 15 de junho de 2018

Atenção à Antena 1


Estarrecido é como se fica ao ouvir a crónica radiofónica de David Ferreira da passada quinta-feira. Mais do que lamentar a perda da presença, nos microfones da Antena 1, de António Macedo, um profissional que, ao longo de muitos anos, com a sua emblemática voz, nos tentou transmitir memória e entusiasmo, é doloroso saber-se que a nossa rádio pública, por estratégia ou negligência, se encontra num processo auto-destrutivo. Numa época de renovação tecnológica constante e obrigatória, os equipamentos degradam-se sem que existam investimentos de renovação para os emissores “presos por fios”, equipamentos de gravação e montagem obsoletos e até para elementos mais comezinhos como cadeiras (que rangem), paredes (que não isolam) ou aparelhos de ar condicionado (descontrolados). De facto, assim, não haverá futuro para a nossa rádio. Parece que alguém quer calar a Antena 1.

A saída de António Macedo da RTP, consumada num acordo judicial, foi o corolário de um processo que o locutor moveu à sua entidade patronal por precariedade, após 15 anos de recibos verdes. Daí, a indignação de David Ferreira, ele próprio colaborador activo da Antena 1, que, num gesto de grande coragem, lançou um pungente SOS na sua rubrica diária na mesmíssima estação. A pergunta que colocou e repetiu faz todo o sentido: trata-se de estratégia ou negligência? 

Público - 16.06.2018

3 comentários:

  1. Em muitos locais do país, como na minha zona, percebe-se bem quanto os retransmissores precisam ser reforçados, já que são frequentemente "abafados" pelas rádios espanholas...

    ResponderEliminar
  2. Que triste notícia! E revoltante! "A rádio que nos diz bom dia..."!! E António Macedo... logo ele! Estou "nauseado", palavra de honra.

    ResponderEliminar
  3. Convém ouvir agora às 15.30 o provedor João Paulo Guerra que também tem alertado para este autêntico atentado. Vou ouvir.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.