quinta-feira, 15 de novembro de 2018


Da irracionalidade...


A cada passo nos deparamos com os mais diversos problemas provocados pela irracionalidade dos humanos; todavia, ela tem um largo campo de aplicações positivas, como nos diz um estudioso americano, cujo livro apresento ao lado, com algumas considerações do editor.

“Como é que se motiva um CEO de uma empresa? Se pensarmos com lógica, a resposta é simples: damos-lhe um bom salário. E, se o quisermos motivar ainda mais, oferecemos-lhe um bónus ao fim do ano. Quanto maior o bónus, maior a produtividade, certo?

Errado. Numa das suas revolucionárias experiências no campo da economia comportamental, Dan Ariely chegou a uma intrigante conclusão: as pessoas têm um desempenho pior quando confrontadas com a promessa de uma choruda recompensa. Porquê ?

A pressão de conquistar o bónus aumenta o stress ao ponto de minar a performance. Ou seja, as empresas que oferecem bónus elevados estão a pensar racionalmente; mas esquecem-se que o ser humano é movido por impulsos irracionais.

Ao revelar-nos o fascinante modo como a nossa mente funciona, e os “vírus” presentes no nosso “computador”, Dan Ariely fornece-nos ferramentas que nos poderão ser muito úteis a nível pessoal e profissional”.

Nota- O autor é doutorado em psicologia cognitiva e gestão de empresas.


Amândio G. Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.