sexta-feira, 9 de novembro de 2018


Ideólogos do ódio...


Com o título “The rise of right-wing terrorism”,  Daniel Benjamim revela na Time quanto  a retórica de Trump tem dado força àquela parte mais grotesca do povo americano para atacar tudo que eles achem “forasteiro invasor”.

E diz Benjamim que uma triste ironia daquele recente ataque à mesquita é que os judeus nunca foram tão bem aceites na sociedade americana como actualmente; todavia, os crimes de ódio antissemita cresceram 57% no espaço de pouco mais de um ano, com o número de vítimas da extrema-direita a ultrapassar as dos jhiadistas, um facto que tem passado despercebido.

Afirma este jornalista que Trump se tem revelado o maior animador do extremismo em todo o mundo, com o aumento dos crimes de ódio a corresponder à sua retórica incendiária; e ainda agora foi descoberto na Catalunha um sujeito, filho de um ex-autarca franquista, que estava a preparar um plano para assassinar o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, tendo-lhe sido ouvido “voy a matar ese rojo de mierda”.

Ligado a grupos declaradamente fascistas, como VOX, foi ouvido numa conversa no WhatsApp, de que a polícia teve conhecimento e passou a prestar-lhe mais atenção, tendo descoberto em casa dele um arsenal de 16 armas dos mais variados calibres, algumas de precisão a grande distância.

Chama-se o indivíduo Manuel Murillo Sánchez, tem 63 anos, chegou a ser campeão de atletismo e fazia até agora "segurança privada"; não tem antecedentes criminais mas era conhecido pela sua ligação à extrema-direita e pelo gosto por armas, fazendo treino de tiro regularmente...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.