quarta-feira, 21 de março de 2018

Comunistas ou...russos?

Tenho-me perguntado muitas vezes porque razão os comunistas portugueses defendem sempre as posições políticas e militares da Rússia? Tomei sempre isto como uma atitude em que a fidelidade a uma ideologia, agora sem o referencial prático do regime da União Soviética , mas talvez por "habituação", ainda reporta ao mesmo território geográfico. Mas assim, a fidelidade é a um país e não a uma ideologia que os enforma. Dito de outro modo e em jeito de pergunta: Putin é e significa o mesmo que Estaline ou Brejnev? Tem-me parecido que sim, numa lógica, mais brejeira, do "quem não tem cão caça com gato". Mas, um cão é igual a um gato? Poder-se-ia dizer que Putin se "achinesou", mas a verdade é que não, pois a China, usando os métodos de vida do capitalismo ocidental, continua a ter um Partido Comunista no poder e dar as cartas da sua orientação política. E a Rússia? Aqui chego à pergunta que me faço: mesmo sendo Putin um ex-KGB, mantém um regime cheio de oligarcas  e, sobretudo, que não é o do Partido Comunista! Querem a prova? O Partido Comunista Russo, esse existe e ficou com 11% dos votos na recente eleição presidencial! Julgo que isto me diz que o apoio expresso ou tácito dos comunistas portugueses a Rússia significa algo de muito estranho: o ser mais russo que ideologicamente comunista. Se é somente instrumental, então "eu vou ali e já venho".

Fernando Cardoso Rodrigues

8 comentários:

  1. No seu assombroso livro "O Zero e o Infinito", Arthur Koestler explica muita coisa...

    ResponderEliminar
  2. Não existem elementos e razões para afirmar que comunistas portugueses sempre se identificam com posições políticas e militares da Rússia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo consigo. Fazem-no, como eu disse, por omissão e por expressão ( quase sempre reactiva).

      Eliminar
    2. Não tem fundamento a sua apreciação.

      Eliminar
    3. Na sua apreciação. Que é somente mais uma.

      Eliminar
  3. Amigo Ernesto, a razão é mais simples; os comunistas, além de marionetas,agora passaram-se dos carretos. Mas, mesmo passados dos carretos, Ainda conseguem coisas como esta: no Município do Seixal,onde são poder, foram distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) como a melhor programação cultural das 307 Câmaras do país. Agora só mais um dado para o Fernando que é um brincalhão; na Síria, os russos quase que dizimaram a escumalha fanática assassina do EI. Quase... Não totalmente, porque os que ele sabe, têm-se oposto. Portanto, quem é que os comunistas hão-de apoiar? Os que tem posto este mundo como está? Mas há mais exemplos! O Fernando sabe! É um brincalhão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo só à parte que me toca. Pois sou, Francisco, sou mesmo um brincalhão. Nem vale a pena "gastar latim comigo" pois por certo que me "passei dos carretos".

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.